Geral

Universidade define punições aos estudantes de Medicina envolvidos em foto polêmica no ES

Além de todos os alunos do curso, representantes do CRM-ES participarão da reunião para esclarecer a seriedade do caso e o flagrante desrespeito à ética profissional

A foto foi publicada em um famoso grupo do Facebook Foto: Reprodução

Uma reunião, marcada para as 14 horas desta terça-feira (11), vai decidir quais punições serão aplicadas aos alunos do curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV) envolvidos na polêmica da foto, que ganhou repercussão na internet na última segunda-feira (10).

Além de todos os alunos do curso, principalmente os que aparecem na imagem, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) participarão da reunião para esclarecer a seriedade do caso e o flagrante desrespeito à ética profissional.

Na tarde da última segunda-feira, a UVV realizou uma reunião entre a coordenação do Curso e os alunos envolvidos na polêmica. Por meio de nota, a universidade informou que seria instaurada uma comissão de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilização daqueles que tenham transgredido as normas e códigos de ética que regulamentam as ações dos alunos.

A UVV declarou ainda que repudia qualquer tipo de ofensa a uma profissão tão importante e fundamental como a medicina. “Nosso compromisso com a educação não condiz com conduta apresentada nas publicações”, disse a instituição.

De acordo com o CRM-ES, se os envolvidos fossem médicos, mesmo que recém-formados, caberia ao Conselho abrir sindicância e um consequente Processo Ético Profissional, cuja punição varia de advertência à cassação do registro de médico.

A ação dos futuros médicos causou indignação de vários internautas em uma popular comunidade no Facebook. “Por gentileza! Me passem os nomes. Sou do ES e não quero correr o risco de me consultar com algum deles no futuro”, comentou uma internauta. “Sou médico e não consigo achar um resquício de raciocínio que justifique uma foto assim. Aliás, uma foto assim nem merece uma justificativa”, disse outro.

A foto foi publicada pelos próprios alunos envolvidos no Instagram com a hashtag #pintosnervosos. Diversos comentários davam conta de que a imagem seria usada para fazer o convite de formatura dos estudantes.