Geral

Universidades privadas poderão ter nota aumentada em novo programa do MEC

As instituições que participarem do programa poderão receber um bônus na avaliação institucional realizada pelo MEC, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)

Foto: Luis Fortes/MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (06), o programa Educação em Prática. Instituições de ensino superior participantes abrirão as portas das faculdades para que alunos do ensino médio e fundamental ampliem seus conhecimentos com foco nas habilidades de aptidões de cada um.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar um maior conhecimento para que os estudantes decidam o que querem cursar após a conclusão do ensino médio. As universidades disponibilizarão conteúdos, professores e espaços físicos, como laboratórios de ciências, física, robótica, sala de computadores, música e quadras de esportes. O estudante da educação básica completará a carga horária do currículo escolar e poderá aproximar o aprendizado do ensino superior com o programa.

Os alunos de cursos de pedagogia e licenciatura das instituições que aderirem ao programa ganharão a experiência prática de estágio supervisionado nas escolas das redes públicas licenciadas. Além disso, as instituições que participarem do programa poderão receber um bônus na avaliação institucional realizada pelo MEC, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

As adesões deverão ser realizadas a partir de 2019 e as ações começam a ser realizadas em 2020. A cooperação será formada entre as instituições e as secretarias de educação municipais e estaduais.