Geral

Universitário denuncia colegas por vazamento de exame de HIV na Ufes; suspeitos são suspensos

Segundo o documento da Ufes, os alunos tiveram acesso ao resultado do exame ao consultarem uma plataforma de dados do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam)

Foto: Reprodução

Dois estudantes de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por vazarem o resultado do exame de HIV de um colega de curso, de 26 anos. Os alunos acusados  receberam 60 e 90 dias de punição da universidade e, segundo a Ufes, vão perder o semestre letivo pelo acumulado de faltas.

A vítima informou que recebeu o diagnóstico de soropositivo em 2017 e, cerca de um ano depois, soube por amigos que o resultado do exame foi vazado. “Eu soube por testemunhas. Um dos alunos que vazou o resultado falou para uma menina, que comunicou os meus amigos”. O aluno disse que foi muito bem acolhido pela comunidade acadêmica, mas questionou a conduta da Ufes. “Meu único questionamento é sobre a falta de sensibilidade da universidade, que só agiu depois de ser pressionada pelo Ministério Público”.

Depois de tomar conhecimento sobre o vazamento do exame, o aluno denunciou o caso à instituição, que abriu processo administrativo. O aluno também denunciou o caso ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e ao Conselho Regional de Medicina. A vítima informou que entrou com ação judicial contra os suspeitos, pedindo indenização por danos morais.

Segundo o documento da Ufes, os alunos tiveram acesso ao resultado do exame ao consultarem uma plataforma de dados do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam). A reportagem não divulga o nome dos estudantes de medicina para preservar a identidade da vítima.

Por meio de nota, a Ufes informou que não tem conhecimento do vazamento de outros exames. Segundo a universidade, todos os usuários possuem acesso individual a plataforma de dados do Hucam, com acesso compatível à função que desempenha no hospital. O sistema de dados armazena o registro de quem visualiza os resultados de exames.