O novo terminal de passageiros do recém-inaugurado aeroporto de Vitória começou a funcionar na madrugada desta sexta-feira (30), após 15 anos de espera.
A movimentação no local começou antes mesmo das 3 horas, com funcionários das companhias aéreas realizando os últimos ajustes para receber os primeiros passageiros, que gostaram da nova estrutura:”Ficou muito bonito, muito bem feito. Eu aprovei”, disse Célio Lopes.
Tiago Rosa, que também estava no local pela manhã, elogiou a estrutura. “A estrutura é bem maior e melhor, vai trazer mais conforto para os usuários, frisou.
Leia também: Tour pelo Aeroporto de Vitória: conheça o novo terminal de passageiros da capital
O primeiro voo do novo aeroporto saiu às 5h40, com destino ao Rio de Janeiro, mas não foi feito pela nova pista. Por conta de problemas operacionais, esse e todos os demais pousos e decolagens, por enquanto, serão realizados na pista antiga. Segundo a Infraero, o problema deve ser solucionado em 60 dias.
Estrutura
A área de circulação dos passageiros está seis vezes maior, em uma estrutura mais ampla e moderna para atender a todos os usuários. Uma parte dos móveis instalados nas novas dependências, no entanto, não são novas e foram trazidas do antigo terminal e de outros aeroportos do país.
Em média, 26 pousos e 26 decolagens acontecerão por dia no novo aeroporto, em voos para diverosos locais. Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas estão entre os principais destinos.
Dos 71 pontos comerciais que devem funcionar no novo terminal, 33 já começaram a operar nesta sexta-feira (30). Os demais pontos estão em processo de licitação, mas a expectativa é que todos estejam funcionando nos próximos dois meses.
Fila desagrada
Um dos fatos que mais desagradou os usuários foi a fila para pagar o estacionamento rotativo. Como só havia uma cabine de pagamento, os usuários precisaram ter paciência para conseguir concluir o pagamento.