Geral

Usuários não perderão vagas em Apaes durante a pandemia

A Feapaes ressaltou que vem enviando comunicados às instituições desde o início da mobilização para a prevenção da propagação do Novo Coronavírus

Foto: Divulgação

Com o aumento dos casos de Coronavírus no Espírito Santo, a maior parte da população tem ficado em casa para se proteger contra a doença. As escolas já interromperam as atividades, mas e as Apaes? Como está o funcionamento?

De acordo com a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), as unidades de todo o Estado foram orientadas a não computar as faltas, ocasionadas pela adoção de medidas preventivas contra a covid-19, como perda de vagas nos atendimentos realizados pelas instituições.

A Federação ressaltou que vem enviando comunicados às instituições desde o início da mobilização para a prevenção da propagação do Novo Coronavírus, com orientações a respeito das medidas que devem ser adotadas nas diversas áreas onde atua, como Saúde, Educação e Assistência Social, além dos setores administrativo e jurídico. 

Entre as orientações está a criação de um “Plantão de apoio às famílias”, para que as instituições mantenham contato constante com as famílias, a fim de dar suporte, orientação e apoio em todas as situações necessárias, reforçando a responsabilidade social do órgão com as pessoas com deficiência. 

Como as ações e condutas podem mudar em poucos dias, diante da gravidade da situação e avanço da Covid-19, a Apae mantem o contato com a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) e  repassará todas as informações e novas ações a serem tomadas aos usuários, se forem necessárias.