Geral

Vacina contra meningite B está em falta em clínicas na Grande Vitória

Procurada pela equipe de reportagem do jornal Folha Vitória quatro clínicas disseram que não tinham a vacina contra meningite B e que a dose só chegaria a partir de outubro

A vacina contra meningite B chegou ao País neste ano  Foto: Divulgação

A vacina contra meningite B chegou a todo o País, em maio deste ano, mas encontrar a vacina aqui no Estado está muito difícil. A vacina só é aplicada na rede particular, e não há previsão segundo o Ministério da Saúde para que ela seja inclusa no calendário de imunizações da rede pública.

A reportagem do jornal Folha Vitória ligou para quatro clínicas localizadas em Vitória e Vila Velha e em nenhuma delas tinha a vacina.

A resposta dada pelas clínicas era que a vacina ainda não chegou ou que estava em falta em todo o País. Para amenizar o problema as clínicas fazem um cadastro e avisam aos pacientes.  

Uma das clínicas afirmou que chegou a receber a vacina e agora só faz a aplicação de quem já fez a primeira dose. A previsão dada  é que as vacinas cheguem entre outubro e dezembro.

Meningite B

>> As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

>> Os sintomas: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

>> Os casos de meningites devem ter total atenção nos casos de crianças e idosos. E assim que a doença for confirmada é preciso comunicar as autoridades sanitárias do Município.