Começa nesta segunda-feira (4) e segue até o dia 22 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a mobilização tem como público-alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
No Espírito Santo, o público-alvo da campanha é composto por 842.608 pessoas, e a expectativa é de que sejam vacinadas pelo menos 80% delas, ou seja, 674.086 pessoas. O Dia D está marcado para 09 de maio. Nesta data, um sábado, os municípios vão intensificar a vacinação abrindo as unidades de saúde e disponibilizando postos volantes, medida que visa facilitar a vida da população, principalmente de pais e de pessoas responsáveis pelo cuidado de idosos que trabalham durante a semana.
Segundo a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações, Martina Zanotti, o público-alvo da campanha são pessoas com maior tendência para desenvolver complicações em decorrência da gripe, seja porque possuem o sistema menos desenvolvido, no caso das crianças, ou porque têm o organismo mais debilitado, como é o caso de idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.
“Vale lembrar que a vacina aplicada na gestante protege também o bebê. O corpo da mãe produz anticorpos e os transmite para a criança pela placenta. Assim, o bebê fica parcialmente imunizado enquanto não recebe a primeira dose da vacina, que é aplicada aos 06 meses”, acrescenta.
De acordo com Martina Zanotti, a campanha será realizada no momento adequado, pois o período ideal para vacinação contra gripe é o outono, entre os meses de março e maio. Ela explica que a vacina leva até 14 dias para fazer efeito e começar a proteger a pessoa, e que o importante é que prazo seja cumprido antes do inverno.
Vacinação por município:
– Vitória
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende vacinar aproximadamente 85.752 em Vitória. A maioria das Unidades de Saúde do município vão funcionar das 7h às 18h, mas algumas podem ficar abertas até às 22h. Veja a lista com todas as unidades!
– Vila Velha
A prefeitura informou que todas as Unidades de Saúde de Vila Velha estarão vacinando, com exceção de Jardim Colorado, que ainda não possui sala de vacinas.
– Cariacica
A meta da Secretaria de Saúde de Cariacica é vacinar 80% desse público, que resultaria em 75,8 mil pessoas imunizadas no município. De acordo com a coordenadora de imunização do município, Charla de Jesuz Medeiros, a vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde, sempre das 8h às 17h. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacinação. Veja os locais de vacinação!
– Serra
A campanha da prefeitura será realizada em 39 postos de saúde do município e na Unidade Itinerante, na zona rural. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Cristiane Stem, a meta é vacinar mais de 87 mil pessoas até o final da campanha.
– Viana
Segundo a Prefeitura de Viana, todas as Unidades de Saúde do município estarão abertas para campanha. A mobilização será oferecida de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No sábado (9), dia D da campanha, também haverá atendimento. Mais informações no telefone (27) 2124-6706.