A vacinação contra a febre amarela foi retomada nesta terça-feira (24), em Cachoeiro, depois que o município recebeu novas doses da vacina enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A grande procura havia esgotado o estoque do município na semana passada.
O imunizante será disponibilizado no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e no Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes, no bairro Baiminas. Serão distribuídas 200 senhas por dia em cada local, a partir das 7h.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta que Cachoeiro não é uma área de risco da febre amarela. Por isso, apenas quem vai viajar para as regiões em que há risco deve tomar a vacina, já que ela pode provocar reações adversas graves.
“Pedimos a compreensão da população quanto à necessidade de priorizarmos a vacinação dos viajantes. É uma diretriz do Ministério da Saúde que o município precisa seguir”, explica a coordenadora municipal de imunização, Marusca Mesquita.
“Se for a primeira dose, a vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem, tempo necessário para fazer efeito. É preciso apresentar a caderneta de vacinação”, orienta.
A vacina contra a febre amarela é contraindicada para alguns públicos, como crianças menores de 6 meses de idade, gestantes e quem tem alergia a ovo de galinha e seus derivados.