O município de Cachoeiro já vacinou mais de 92 mil moradores contra a febre amarela, e o horário especial, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, que vai das 16h às 20h, será mantido nesta semana. No local, a vacina também é oferecida, normalmente, das 8h às 12h.
A estratégia foi adotada pela Secretaria Municipal de Saúde desde a última quinta-feira (2), com o objetivo principal de facilitar o atendimento às pessoas que não podem se deslocar dos seus locais de trabalho até as unidades de saúde no horário comercial.
“Conseguimos obter um resultado satisfatório com essa medida, por isso a opção por estendê-la. Na sexta-feira (3), por exemplo, aplicamos cerca de 1.300 doses apenas no horário especial, chegando a uma média de cinco pessoas atendidas por minuto”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bindaco.
A vacina também está disponível em 17 unidades de saúde de Cachoeiro. Quem ainda não vacinou deve procurar o ponto de vacinação mais próximo de casa, portando o cartão de vacina, CPF e cartão do SUS. Nos locais, é realizada uma triagem clínica para verificar se a pessoa pode ser imunizada, pois a vacina é contraindicada em uma série de casos.
“A vacinação tem transcorrido com tranquilidade. Os cachoeirenses têm várias opções de locais para atendimento e, em paralelo, temos outras frentes da imunização, como a busca ativa em localidades perto de áreas de mata e os atendimentos a moradores de bairros sem sala de vacina e a pessoas privadas de liberdade”, completa Bindaco.