Com a chegada do primeiro lote de vacinas pediátricas contra a covid-19 ao Estado, os municípios já começaram se organizar para a aplicação das doses. Na Grande Vitória, as prefeituras anunciaram que abriram agendamento online já nesta sexta-feira.
Pelas regras definidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o primeiro grupo a ser vacinado será o de crianças de 11 anos sem comorbidades e crianças de 5 a 11 com deficiência permanente e/ou comorbidades.
Algumas prefeituras informaram que já abriram o agendamento. É o caso de Vitória. Na Capital, foram disponibilizadas às 19h desta sexta-feira 1.750 vagas. O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
A vacinação acontece neste sábado (15) no Maanaim Vitória, no bairro Mario Cypreste; na Igreja Batista, em Jardim da Penha; e na Unidade de Saúde de Santo André, das 12 às 18 horas.
Em Cariacica, também já foram disponibilizadas mil vagas para agendamento no site vacinaeconfia.es.gov.br. A vacinação acontece neste sábado no Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e na Unidade Básica de Saúde de Nova Rosa da Penha, das 13h às 16h30.
A prefeitura da Serra informou que irá iniciar o agendamento online a partir da próxima segunda-feira (17). O agendamento será aberto às 18 horas no site da prefeitura. No município, a vacina será aplicada entre quarta (19) e sexta-feira (21) em algumas unidades de saúde. A prefeitura não informou o número de vagas que serão ofertadas.
Já a prefeitura de Vila Velha informou que só irá abrir o agendamento para vacinar as crianças na próxima quarta-feira (19). No município canela-verde serão disponibilizadas 2.500 vagas. O agendamento será realizado a partir das 15h, no site da prefeitura. O município disse, no entanto, que as vagas só serão abertas se as vacinas já estiverem no município.
Para ser vacinada é preciso que a criança esteja acompanhada por um responsável de maior, que deverá apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS.
LEIA TAMBÉM:
>> ES define grupos prioritários para vacinar crianças contra a covid-19
>> Primeiro lote da vacina contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chega ao ES
>> Pesquisa inédita: Coronavac será testada em crianças e adolescente do ES