Geral

Vai dar praia! Fim de semana de sol e calor no Espírito Santo

Para os próximos dias, o tempo deve seguir aberto e com as temperaturas elevadas em todo o Estado

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Para quem já estava esperando que, mais uma vez, o fim de semana fosse de tempo fechado e chuva, a notícia é boa: o final de semana será de sol e calor em todo o estado. Para os próximos dias, o tempo deve seguir aberto e com as temperaturas elevadas em todo o Espírito Santo, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Neste sábado (15), a previsão é de calor e predomínio de céu claro, sem chuvas, na Grande Vitória e nas regiões sul e serrana. Nas duas primeiras regiões, haverá vento moderado no litoral. Já nas regiões norte, noroeste e nordeste, a previsão é de poucas nuvens e calor, também sem chuva.

As temperaturas devem variar entre 22ºC e 35ºC na Grande Vitória; 16ºC e 31ºC na região serrana; 19ºC e 36ºC no sul; 20°C e 34°C no norte; 20°C e 34°C no noroeste; e 22°C e 31°C no nordeste capixaba.

Já o domingo (16) será de tempo aberto em todo o Espírito Santo. Não chove no Estado e as temperaturas seguem elevadas. O vento sopra com até moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano.

As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 35°C na Grande Vitória; 15ºC e 31ºC na região serrana; 19ºC e 36ºC no sul; 21°C e 34°C no norte; 20°C e 34°C no noroeste; e 22°C e 31°C no nordeste do Espírito Santo.

Calor 

As altas temperaturas enfrentadas pelos capixabas ao longo da sexta-feira (14) foram as maiores registradas no mês de dezembro, segundo informações do Incaper. Segundo o instituto, quase todas as regiões do Estado registraram calor intenso – a única exceção foi o litoral norte.

A capital Vitória registrou máxima de 34,4°C e Alegre, no sul do estado, chegou a 35,6°C. De acordo com o Incaper, as duas cidades foram as que tiveram as maiores temperaturas no Estado durante esta sexta-feira.

Segundo informações do instituto, a ocorrência do forte calor se dá pela transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e chuvoso. O aumento da temperatura é comum e deve continuar.