Todos os 14 pontos de mar na orla do município da Serra estão próprios para banho, de acordo com a prefeitura. A nova classificação de balneabilidade é válida até a próxima quinta-feira (31).
De acordo com a prefeitura, as ondas nesta época do ano costumam ficar mais agitadas. Para que não ocorram acidentes, os banhistas devem ter cautela na hora de entrar na água e procurar sempre estarem próximos aos pontos onde os guarda-vidas estão. Os 98 guarda-vidas do município estarão de prontidão para atender à população.
A secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Galvão, explica que o estudo mede a qualidade das águas das praias. “Analisamos a quantidade de coliformes presentes na água. As praias serranas estão mais que aprovadas”, completou.
Balneabilidade
A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação, como natação, mergulho e lazer. A análise é realizada semanalmente por meio da coleta de amostras de águas nos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A Secretaria do Meio Ambiente da Serra classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas, de acordo com a concentração do indicador.