Geral

Vai fazer o Enem? Veja como será o esquema especial de ônibus na GV

A Ceturb-GV preparou uma programação especial para os dias de aplicação das provas, com 66 carros de reserva para serem usados conforme a demanda

Serão 31 veículos disponibilizados no sábado (05) e 35 no domingo (06) Foto: Divulgação

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste fim de semana, no sábado (05) e domingo (06), vão contar com reforço de ônibus nos terminais de integração do Transcol. Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) 66 carros de reserva poderão ser usados conforme a demanda.

Serão 31 veículos disponibilizados no sábado (05) e 35 no domingo (06). As linhas vão operar normalmente, com os quadros de horários de fim de semana. Os veículos serão liberados por agentes da Ceturb-GV caso haja aumento de demanda. 

Segundo a Ceturb-GV, como as provas serão realizadas em locais espalhados por toda a Grande Vitória e não haverá um único destino para os estudantes, não há como prever com antecedência quais linhas precisarão de reforço. Nos anos anteriores, a maioria das linhas atenderam às demandas com suas frotas originais, pois grande parte dos alunos faz as provas nos bairros onde moram.

Por isso, a operação do Sistema Transcol será monitorada por agentes volantes e que estarão nos terminais de integração identificando quais linhas precisarão de reforço. Assim, os ônibus serão alocados para cumprimento de viagens extras, de acordo com a necessidade verificada pela fiscalização. 

A Ceturb-GV recomenda que os estudantes não deixem para se informar na última hora sobre quais linhas deverão utilizar. Pelo site www.ceturb.es.gov.br e pelo Disque Ceturb (0800 039 1517) é possível consultar quadros-horários e itinerários de todas as linhas, mas é importante que os alunos se informem com antecedência, para que possam se programar. 

O reforço abrange os dez terminais: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Itaparica, Vila Velha, Ibes, Itacibá, Campo Grande, Jardim América e São Torquato.