Geral

Vai ficar em casa no Carnaval? Confira as opções de passeio em Cachoeiro

Sem a tradicional folia e desfile das escolas, as cachoeiras, pontos turísticos e belas naturais estão no roteiro de quem procura tranquilidade e diversão durante os dias de folga

Burarama é um dos destinos procurados pelas cachoeiras, além da Pedra da Ema, uma das atrações do local Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Durante os dias de Carnaval, os moradores de Cachoeiro que vão ficar em casa e também os turistas que passeiam pela região, pode aproveitar para conhecer os pontos turísticos, cachoeiras e belezas naturais do município.

Pela sede da cidade, uma dica é visitar a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde o cantor passou parte de sua infância. O local ficará aberta das 9h às 15h. Além disso, há opções de passeios interessantes nos distritos, que possuem muitas belezas naturais, algumas ainda pouco apreciadas. 

Confira as dicas!

Casa de Cultura Roberto Carlos 
O imóvel, onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos, foi adquirido pela prefeitura e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros e instrumentos musicais. O espaço, que fica na rua João de Deus Madureira, nº 13, bairro Recanto, recebe fãs, curiosos e admiradores do mundo todo que vêm conhecer um pouco da história de um dos maiores cantores do Brasil. A entrada é franca.

Burarama 
O distrito tem belas paisagens, agroindústrias, cachoeiras e piscinas naturais com água gelada, um refresco para o calor de Cachoeiro. Além disso, o lugar conta com resquícios de Mata Atlântica e com a Pedra da Ema. De acordo com a posição do sol, forma-se nela a figura perfeita de uma Ema. É possível chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde.

Gruta
Conta com piscinas naturais. Em alguns pontos, é possível encontrar estruturas privadas, para tomar banho, encontrar comida, bebida e banheiros. No caminho, chama a atenção o ambiente rural, que permite contato direto com a natureza.

Cachoeira Alta
Localizada no distrito de São Vicente, ela tem águas puras, cristalinas, usadas para banho. Tem 100 metros de altitude e suas rochas possuem fendas que abrigam andorinhas, que saem em revoada. É um ponto usado para a prática de rapel.

Itabira
Além de ter piscinas para recreação pagas, o lugar dispõe da pedra que é símbolo da cidade. Ela é usada para rapel, escaladas e seu entorno para caminhadas.