Você sabia que mesmo em viagens para fora do Brasil você pode dirigir? Para isso é necessário apenas ter em mãos uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento é unificado e válido em mais de 130 países. Ele facilita a estadia em outros países, e quando apresentado junto ao passaporte, evita complicações com os órgãos de trânsito locais. O documento só pode ser solicitado por pessoas já habilitadas, pois a emissão é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito santo (Detran|ES).
O processo para a retirada do documento é rápido e simples. No Espírito Santo, o motorista interessado em obter a habilitação internacional pode fazer todos os procedimentos de casa. Para isso ele deve acessar o site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), e, no menu à esquerda, passar o cursor do mouse em Habilitação, em seguida clicar na aba Serviços Online, e selecionar o serviço Solicitação de PID, onde será necessário informar os dados do condutor para a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de serviços, no valor de R$ 251,08.
A subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santório, salienta que para solicitar o documento internacional, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista deve estar válida. “O Detran|ES só pode providenciar a PID se as CNHs forem emitidas no Espírito Santo. Motoristas com CNH de outro estado, antes de solicitar a PID, devem providenciar a transferência do cadastro, a emissão de nova CNH e, em seguida, poderá solicitar a PID”, explica.
A habilitação internacional perde a validade na mesma data que a CNH do motorista, portanto, aqueles cuja habilitação está próxima da data de vencimento, devem solicitar a renovação de sua habilitação antes de requerer o documento internacional. Vale lembrar que a permissão internacional não substitui a carteira de motorista.
A entrega da PID é feita em até 05 (cinco) dias úteis, a contar do pagamento da taxa, no endereço de domicílio do condutor cadastrado no sistema do Detran|ES. Caso o documento não seja recebido no prazo, o motorista deve entrar em contato com o Detran pelo telefone 154 ou ainda com a Central de Atendimento Renach (CAR), nos telefones (27) 3224-2101 /3224- 2102 / 3224-2103 ou 3224-2104. A CAR fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, na Praia do Canto, em Vitória.