Engana-se quem pensa que cirurgia plástica é coisa apenas para o público feminino. A cada ano, mais homens buscam essa alternativa para retocar aquela parte do corpo que está incomodando. Em 20 anos, o Brasil registrou um aumento de 500% na busca do sexo masculino por procedimentos estéticos.
Atualmente, os homens representam de 16% a 18% de todas as cirurgias plásticas realizadas no país. Segundo o doutor Ariosto Santos, membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esse aumento é reflexo de uma mudança de postura do homem na sociedade moderna. “Nos últimos anos, os homens realmente passaram a cuidar mais da aparência, inclusive por uma exigência do mercado de trabalho. E isso faz com que eles busquem alternativas variadas, entre elas a cirurgia plástica”.
Mas não foi apenas a vaidade que mudou esse cenário. A situação econômica do país também contribuiu para um aumento na quantidade de pessoas que buscam a cirurgia plástica como alternativa para mudar algo no corpo. “São vários fatores. Temos a questão cultural e econômica, mas também precisamos destacar que a tecnologia contribuiu para que os métodos fossem mais seguros. Em muitos casos temos a opção de fazer procedimentos que exigem menos tempo de repouso, por exemplo”, completou.
Apenas em 2013 foram realizadas 185 mil cirurgias plásticas em homens no país. Somando esse número a quantidade de procedimentos feitos por mulheres, temos um total de quase 1,5 milhão de procedimentos, o que coloca o Brasil como líder do ranking mundial.
Entre os homens, os procedimentos mais procurados dependem da faixa etária. Os mais jovens buscam as cirurgias de ginecomastia [redução das mamas] e a plástica no nariz. Entre os de meia idade, as mais comuns são nariz e lipoaspiração. Já os mais velhos, optam por procedimentos nas pálpebras, além da lipoaspiração e cirurgias na face.