Geral

Valdecir Torezani: “há mais alegria em servir do que ser servido”

Valdecir Torezani: “há mais alegria em servir do que ser servido”

A Universal caminha para um importante momento da sua história, a celebração de meio século de atividades. Durante todos estes anos, a empresa atuou totalmente dedicada na implantação, construção e comercialização de loteamentos ideais para investimento ou para realização do sonho de construir a própria moradia.

Diretor-presidente da Universal, Valdecir Torezani foi eleito líder empresarial na categoria Loteadora. Conheça mais sobre essa liderança na entrevista a seguir.

Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?

Sou natural de Boa Esperança, interior do Espirito Santo, e desde pequeno acompanhava meu pai, Dario Torezani, nos trabalhos do campo. Me lembro claramente de suas instruções: “trabalhar com alegria, honestidade e buscar conhecimento”. E são essas virtudes que se transformaram na minha marca como líder. Com 16 anos, cheguei à capital Vitória com o objetivo de estudar. Trabalhei como vendedor de picolé, arrumador de estoques, distribuidor de panfletos, datilógrafo e em várias outras funções, até que tive uma oportunidade na área de imóveis, segmento em que decidi apostar.

E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?

Eu acredito que pessoas são a força maior de uma empresa, são elas que podem dar sequência ao nosso legado. Dar é melhor do que receber, há mais alegria em servir do que ser servido, impactar a vida de pessoas transforma a estrutura da sociedade. Meu legado é trabalhar com alegria e honestidade, sendo generoso e gentil com todos que passam pela nossa vida.

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?

O líder deve construir a liderança pelo exemplo. Os colaboradores se inspiram no líder. Uma equipe alinhada com os valores e princípios da empresa se torna a principal multiplicadora do nosso legado.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Um líder, bem como a marca que ele carrega, precisa contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Certamente tive esse reconhecimento pela expansiva contribuição que entregamos ao desenvolvimento urbano e econômico do nosso estado, além de atuar de forma estreita com projetos sociais e causas ambientais, mudando o cenário das regiões em que atuamos.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?

Políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança serão cada vez mais importante para organizações de sucesso. Um líder deve influenciar não só nas aptidões profissionais, mas também nas competências e habilidade humanas e emocionais. Respeito, amor ao próximo, empatia e paciência são virtudes indispensáveis para construção de um mundo melhor e permanência do legado.

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:

É ser aquele líder cujo legado transcende o tempo e que continua a influenciar gerações futuras.