A Vale apresentou, nesta sexta-feira (30), um plano de ações para reduzir o consumo de água em até 40%. As ações previstas são paralisação temporária das atividades da planta de hidratação de cal, redução do consumo de água nas atividades operacionais, e a captação de água de fontes alternativas, como a instalação de novos poços subterrâneos no Complexo de Tubarão.
A Vale também irá disponibilizar uma equipe técnica para estudar soluções de engenharia que beneficiem o Estado nesse período de seca. O plano foi apresentado ao governador do Estado, Paulo Hartung.
“Acredito que o caminho é o diálogo. Estamos buscando conversando e buscando sensibilizar membros da sociedade civil organizada, prefeitos, setor produtivo e diferentes instâncias do poder público para essa crise que está posta no sistema hídrico capixaba. Essa iniciativa da Vale é uma demonstração de reconhecimento ao cenário atual e respeito ao cidadão capixaba. Esperamos que esse belo exemplo sirva de exemplo”, destaca o governador.
Seca assusta todo o Estado:
Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiro. E o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.