A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, afirmou a região do Vale do Ribeira, no litoral sul, é a que inspira maior cuidado no momento pelo avanço da covid-19 no Estado. Nesta quinta-feira, 30, pela manhã, os secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn foram à região para vistoriar os esforços contra o coronavírus.
“Não quero antecipar, mas estamos analisando e monitorando tudo o que é possível fazer e, se for necessário, amanhã a gente vai fazer uma classificação extraordinária para a região”, afirmou Ellen.
Pela ultima atualização, feita no dia 24, do Plano São Paulo de quarentena heterogênea, a região se encontra na fase 3 amarela.
Na quarta-feira, 29, Vinholi informou que três municípios do Vale do Ribeira – Registro, Pariquera-Açu e Cajati – ultrapassaram tanto o critério de número de novas internações quanto por óbitos para a fase atual. De acordo com o secretário, os três municípios representam 58% dos casos e 41% dos óbitos do Vale do Ribeira.
O município de Registro teve até o momento 781 casos confirmados pela doença, Pariquera-açu, 380 e Cajati, 666.
Na região houve uma variação semanal de 163,6% no número de casos, ao todo 3.179 diagnósticos, e de 700% no número de mortes, 63 óbitos contabilizados até a quarta-feira.