Geral

Vale é multada pelo Iema por poluição de minério em trecho da Praia de Camburi

De acordo com o instituto, nesta semana ficou constatada a presença de minério de ferro no mar. A empresa Vale afirmou que ainda não foi notificada sobre a multa.

 O local analisado fica próximo ao Porto de Tubarão Foto: Reprodução

A Vale foi multada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), por poluir com minério de ferro e carvão, um trecho da Praia de Camburi, em Vitória. O valor ainda não foi definido. O local analisado fica próximo ao Porto de Tubarão. 

De acordo com o Iema, quando o Instituto recebeu a primeira denúncia não foi possível enviar uma equipe ao local, pois estava escurecendo. No dia seguinte, foi realizada vistoria, porém não havia mais presença de minério na água. 

Em razão da falta de evidências e pelo fato da Prefeitura de Vitória ter realizado vistorias no local, foi feita uma parceria com o município para que o mesmo compartilhasse com o Instituto o resultado da amostra colhida no Porto de Tubarão. 

O parecer da análise foi enviado ao Iema. De acordo com o instituto, nesta semana ficou constatada a presença de minério de ferro no mar. 

Segundo informações de sua assessoria de imprensa, a empresa Vale afirmou que ainda não foi notificada sobre a multa. No entanto, a empresa informou que recebe visitas periódicas da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam)  e que, melhorias solicitadas são sempre realizadas.