A infância é a idade mais fértil para o aprendizado. Por isso mesmo, essa é a melhor fase para ensinar aos pequenos valores morais e éticos indispensáveis para vivermos em sociedade. E muito desse aprendizado a criança adquire na escola, já que os profissionais de Educação Infantil também ajudam na formação integral das crianças. Afinal, é na faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos que elas começam a construir sua identidade.
E o bom mesmo é quando as crianças aprendem brincando, de forma lúdica. Um exemplo que deu certo foi o do Centro de Educação Infantil Recriar, com o projeto Vivenciando Valores: Ser, Conviver, Aprender, Tolerar e Amar. “Nós percebemos a necessidade de trabalhar esses pontos de uma forma mais incisiva na Educação Infantil, buscando resgatar valores, e focamos a importância da família, a amizade, felicidade, diferenças e moradias”, explicou a pedagoga Maristela Aquino.
Para Maristela, trabalhar valores implica mudança na prática pedagógica, que vai além do ensino formal das áreas do conhecimento. Ela exige uma postura diferente junto à criança e à própria educação, baseando-se especialmente nas relações pessoais, na consciência do eu e do outro, nas necessidades de cada um e na adequação ou não das nossas atitudes frente o ambiente escolar. “Um exercício para a vida em sociedade, com crianças tolerantes, conscientes de sua importância como gente na construção de uma sociedade melhor em prol de um mundo igualitário”, afirma a pedagoga.
O resultado do projeto foi apresentado durante uma mostra cultural na Recriar, onde as atividades propostas durante o ano foram expostas e os alunos mostraram através de teatro e dança.