Duas vans escolares clandestinas foram apreendidas no fim da manhã desta sexta-feira (7), em Jardim da Penha, Vitória. Os veículos eram utilizados para transportar alunos da escola localizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
As apreensões ocorreram durante operação conjunta da Guarda Municipal de Vitória e do Departamento de Trãnsito (Detran-ES). Ao todo, três veículos foram parados e fiscalizados durante a ação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com Charles De Marchi, coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO), os veículos não possuíam autorização necessária para o transporte escolar.
“Com os levantamentos do Detran, nossas equipes realizaram a abordagem e constataram várias irregularidades. Entre elas, os veículos não possuíam a autorização necessária para servirem de transporte escolar e de licenciamento não regular. Já os condutores, não possuíam a devida autorização para conduzirem veículos escolares”, disse.
As duas vans apreendidas foram removidas para o pátio e só poderão ser devolvidas aos donos após regularização das multas e demais pendências.
De acordo com Marchi, o uso irregular destes veículos coloca em risco a segurança das crianças e demais passageiros.
“São pessoas que não foram capacitadas para realizar esse transporte e acabam expondo os alunos no trânsito. Também é perigoso pois, caso haja um acidente, meninos e meninas estarão à mercê de alguém que não foi treinado para atuar da melhor forma nestes casos”, explica.
Leia Também: Duas pessoas morrem em acidente com caminhão em Venda Nova