Geral

Vantagens e desvantagens de fazer cerimônia e recepção no mesmo local

Praticidade e economia são os prós de realizar tudo num mesmo lugar. Motivos como noivas que não sonham em se casar na igreja estão entre os fatores.

Foto: Divulgação

Num passado não muito distante, a grande maioria dos casamentos seguia um ritual fixo: cerimônia religiosa celebrada na igreja e, a seguir, um buffet para a recepção. Nos dias de hoje, porém, essa tradição tem disputado a preferência dos casais com uma tendência mais moderna: a de fazer tudo num mesmo lugar.

Os motivos para essa mudança de comportamento são vários: noivas que não sonham em se casar na igreja, noivos que seguem religiões diferentes, que estão se casando pela segunda vez, que buscam um lugar mais informal, economia na locação e decoração dos espaços…

Como tudo o que se refere a casamento, essa escolha tem seus prós e contras. Com a ajuda da cerimonialista Danielly Simmer, listamos algumas vantagens e desvantagens de unir cerimônia e recepção num mesmo espaço. Confira!

Vantagens

“Fazer cerimônia e festa no mesmo local traz ótimos benefícios para noivos e convidados: fácil locomoção, economia na hora de decorar o ambiente, já que será usada apenas uma decoração, além de praticidade e comodidade para os convidados, que não precisarão se deslocar de um lugar para o outro”, cita.

Praticidade e economia, aliás, foram dois pontos altos para que a radiologista médica Manon de Albuquerque optasse por sua cerimônia no mesmo local da festa de casamento. 

“Apesar de sonhar em casar na igreja, também queria casar em um local aberto. Achei legal na hora da nossa saída da cerimônia os convidados já ficarem no mesmo lugar e serem logo servidos. Também saiu mais barato e isso foi fundamental na escolha”.

Alguns espaços já estão se adaptando para essa nova realidade, investindo em ambientes diferenciados para a realização da cerimônia e da recepção no mesmo ambiente, sem deixar de lado a elegância, a praticidade e o conforto de cada um dos momentos.

Desvantagens

O casamento realizado fora da igreja precisa ter uma estrutura e assessoria eficientes, para que tudo seja muito bem planejado e executado para a festa ser perfeita.

Outro cuidado necessário é com a escolha do celebrante do casamento. “O padre da Igreja Apostólica Romana não celebra casamento em outro lugar que não seja na igreja. Se os noivos quiserem que o padre seja o celebrante, eles não poderão fazer a cerimônia em outro local”, diz Danielly Simmer.