A Prefeitura de Vargem Alta decidiu cancelar a realização do Carnaval deste ano, e o dinheiro que seria utilizado nos dias do evento será usado para reforçar a assistência às famílias desabrigadas e para recuperar a infraestrutura em todo o município, afetado por fortes chuvas no mês de janeiro. Nos últimos dias 17 e 18 a cidade enfrentou a maior enchente de sua história.
A programação já estava completa e em processo de contratação das estruturas. “O Carnaval de Vargem Alta é o nosso principal evento turístico. No ano de 2020 estaríamos retomando toda essa tradição: blocos de rua, matinês, palco principal na Praça Alberto do Carmo, pagode no Bicão, entre outras atrações”, afirma a secretária Joelma Fávero.
Segundo Joelma, o Carnaval movimento o comércio do município. “Movimenta a economia e arrecadação, porém com as consequências da inundação, pessoas desabrigadas e desalojadas, casas destruídas, pontes destruídas e danificadas, estradas completamente sem passagens e nossa população com emocional e abalado, onde estaria o clima de Carnaval?”, indaga.
“Nosso objetivo agora e organizar nossa cidade, limpar, apoiar nossa população, servidores e imóveis públicos. Inclusive a sede da Secretaria de Turismo foi devastada, perdemos todo nosso equipamento de sonorização de pequeno e médio porte, computadores, mesas, material de expediente, material de limpeza, gêneros alimentícios, geladeira, a mesa e a estrutura do ginásio municipal foi danificada. Peço desculpas a toda nossa população, aos nossos comerciantes, donos de pousadas, turistas em não realizar o Carnaval nas Montanhas 2020, mas neste momento nossa cidade merece outro tipo de atenção”, conclui.