Geral

Véia do Patuá apresenta mundo ritualístico das ervas no Encontro Das Pretas

Yasmim Lima, de 28 anos, é afroempreendedora e trabalha com ervaria ritualística em perfumaria, sabonetaria e botânica. Ela participará de evento no fim de semana

Foto: Divulgação

A 9ª edição do “Encontro das Pretas”, evento, que celebra o afroempreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade e a diversidade, acontece durante este fim de semana, no estacionamento do Shopping Vitória, das 10h às 22h, em Vitória.

No total, 70 afroempreendedores, que foram selecionados por meio de um edital, vão realizar uma exposição e venda de produtos e serviços. A entrada é gratuita.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma das empreendedoras é Yasmim Lima, de 28 anos, da Barra do Jucu, em Vila Velha, também conhecida como Véia do Patuá, que iniciou seus trabalhos com a produção de acessórios que remetem à ancestralidade africana. “Coloquei isso em prática com acessórios artesanais da África, além de turbantes”.

Com o passar dos anos, Yasmim passou a trabalhar com a batizada de “ervaria ritualística”. Durante os trabalhos, ela ensina aos seguidores como utilizar as plantas medicinais no seu dia a dia. Além disso, é focada no estudo das plantas, na fitoterapia, quanto no fito energia. 

“Por meio do empreendedorismo, vendo a minha linha de ervaria ritualística,  trabalho com perfumaria, botânica, ‘sabonetaria’, monto uma tenda ervaria”, narra. 

Diante do aperfeiçoamento dos negócios, a empreendedora criou a linha própria da Véia do Patuá, composta por cosméticos voltados para o processo de “cura e do autoconhecimento”. 

“Atualmente sou guardiã da casa de saberes e raízes, onde posso transpassar todo o conhecimento das ‘tecnologias ancestrais’, com o poder da reza das benzedeiras, o poder do curso de ervas e plantas medicinais”, ressalta Yasmim, que é guardiã da Casa Saberes de Raízes. 

Durante o Encontro das Pretas, Yasmim irá divulgar a sua arte, onde irá mostrar o curso de ervas e como preserva os saberes ancestrais. “Espero todos lá”, diz. 

Encontro das Pretas

Durante os dois dias do evento, serão explorados “faróis temáticos”, como Direito às Cidades, Negras Potências, Sustentabilidade e Futuro Ancestral, além das palestras “Afrofuturismo – Uma Janela para o Futuro” e “Futuro Ecológico”. 

A nona edição do Encontro das Pretas tem realização do Das Pretas com recursos da LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, apoio institucional do governo do Estado, patrocínio da ES Gás, da EDP e do Guaraná Antarctica, apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Instituto Americo Buaiz (IAB), do Shopping Vitória e Mídia Oficial Rede Vitória.

LEIA TAMBÉM: Falha em catraca, viagens rápidas e novos horários: como foi o 1º embarque no aquaviário

Programação do 9º Encontro Das Pretas

Local: estacionamento do Shopping Vitória

Entrada: gratuita

Sábado (26)

Palco principal

11h: DJ Chapola

16h: Cerimônia de abertura

19h30: DJ Chapola

20h50: Fabriccio

Intervenções

12h: DJ Qmila

15h: Contação de histórias – Victor

18h30: Kael

Talk/Palestras

13h: Palestra 1: Futuro Ecológico

14h: Mesa I: Sustentabilidade

16h30: Mesa II: Direito à Cidade

17h30: Mesa III: Futuro Ancestral

Domingo (27)

Palco principal

11h: DJ Chapola

13h: DJ Madeusa

19h30: Eliane

20h50: Quarteto Jazz

Intervenções

12h: Jade

15h20: Intervenção Diego

17h: Joe Caetano

Talk/Palestras

14h20: Palestra 2: Afrofuturismo

16h10: Mesa IV: Negras Potências

18h20: Mesa V: Desconstruindo a Imagem da Mulher Negra e Indígena em Potência