Geral

Veículos novos da Guarda de Vila Velha estão parados em pátio da prefeitura

Um agente fez a denúncia e disse que não é em apenas uma garagem que os veículos ficam abandonados. Outro guarda afirma que é por falta de manutenção

As viaturas ficas em um pátio da prefeitura Foto: TV Vitória

Motos aparentemente novas, mas todas sujas e sucateadas estão em um dos pátios da Prefeitura de Vila Velha, na Avenida Carlos Lindenberg. Imagens encaminhadas para a equipe de jornalismo da TV Vitória/ Rede Record mostram vários veículos, como carros e quadriciclos parados. 

Segundo um guarda municipal, as imagens revelam o descaso da prefeitura com os veículos comprados com o dinheiro público e que deveriam ser usados. “Está tudo parado. Eles não falam nada e tudo está jogado. Isso já tem anos. Tem carro que nunca foi usado. Nos colocam a pé, mas não deixam usar os carros. Tudo para não gastar. Falta combustível e manutenção”, disse o guarda que preferiu não ser identificado.

O guarda municipal também denunciou mais veículos novos parados em outras garagens da cidade. Já outro guarda municipal, que estava no pátio, disse que os veículos estão apenas aguardando revisão, mas isso já dura mais de um mês.

O presidente do Sindicato dos Guardas e Agentes de Trânsito do Estado confirmou as denúncias. “Nós tivemos conhecimento através dos próprios colegas, e vamos solicitar uma ação mais proativa da administração com relação a esses veículos. Nós também temos um problema enorme que é o curso de atualização para unificação de fato da guarda. Fizemos uma aula inaugural e esse curso ainda não aconteceu”, informou o presidente do sindicato, Eduardo Amorim. 

Em nota, a Guarda Municipal de Vila Velha informou que investiu, em dois anos, quase R$ 4 milhões na compra de equipamentos. Sobre a estrutura física, a guarda informou que a sede está no mesmo prédio do videomonitoramento. Além disso, no último dia 27, 105 guardas que atuam no trânsito deram início ao curso em defesa social, o que dará direito a licença para portar e usar arma de fogo.