Geral

Veja a explicação para o grande acumulado de chuvas no ES em novembro!

Entre 17h de quinta-feira (21) e 17h desta sexta-feira (22), Serra e Vitória foram os municípios do Estado onde mais choveu

Foto: Caroline Guimarães

As chuvas acumuladas no mês de novembro, na Grande Vitória, já ultrapassa de 500mm. Nos últimos sete anos, é o novembro mais chuvoso, segundo o Climatempo. A média histórica para o mês, é de 220mm, ou seja, só na região metropolitana tem número maior que o dobro. O motivo é o a zona de convergência do Atlântico Sul.

Acompanhe a cobertura no caderno especial Chuvas no Espírito Santo!

Já são 11 dias de chuva, com quatro mortes, 10 feridos e mais de 650 desalojados – segundo informações divulgadas às 17h desta sexta-feira (22) pela Defesa Civil Estadual. Nos municípios da Região Serrana, o acumulado já passa de 400mm. 

Entre 17h de quinta-feira (21) e 17h desta sexta-feira (22), Serra e Vitória foram os municípios do Estado onde mais choveu. Serra teve 143,19mm de precipitação de chuva. Na capital, foram 99,92mm. 

A explicação, segundo os meteorologistas, está na chamada zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma mistura de três fatores climáticos. A umidade que vem lá da Amazônia, a temperatura alta da água do mar no litoral capixaba, e uma frente fria que veio do sul do país e estacionou sobre o Espírito Santo.

“Tem um período específico do ano para que ela aconteça, que é justamente o período entre novembro, dezembro e janeiro, que é um período chuvoso, então você tem a formação dessa zona, onde você tem esse volume acumulado sobre o Espírito Santo e tem anos que ela não tem essa formação, ficando abaixo da média”, explica o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Pedro Henrique Pantoja.

Quando o fenômeno começa a perder força, por calor típico dessa época do ano ainda pode provocar temporais com raios e trovões, e também pode chover granizo em algumas regiões. Segundo o meteorologista, o final de semana deve ser de sol e calor, mas uma nova frente fria vai reativar a zona de convergência do Atlântico Sul e trazer a chuva de novo no início da semana que vem.

“A previsão é que na semana que vem, há passagem de uma nova frente fria e vai organizar novamente esse canal de umidade no Espírito Santo. Então, para o início da segunda, terça-feira, se forme novamente sobre o estado. A tendência é que a chuva seja menor do que foi durante a semana”, afirmou Pedro Henrique Pantoja.