Geral

Veja as cidades do Sul do ES onde choveu mais de 100 milímetros em 24h

O município de Rio Novo do Sul tem o maior acumulado do Estado, seguido por Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul, de acordo com a Defesa Civil estadual

Foto: Ricardo Ramos

Quatro cidades do Sul do Espírito Santo receberam um volume superior a 100 milímetros de chuva em apenas 24h: Rio Novo do Sul, Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul. Os dados são do boletim extraordinário da Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira (25). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O maior volume foi registrado em Rio Novo do Sul. A cidade acumulou 150,4 mm no período. Já em Mimoso do Sul foram registrados 100,4 mm, com a situação. A chuva causou alagamentos, deslizamentos e muitas complicações.

Municípios com os maiores acumulados no ES

1. Rio Novo do Sul – 150,4 mm
2. Afonso Claúdio – 113,69 mm
3. Atílio Vivácqua – 108,2 mm
4. Mimoso do Sul – 100,4 mm
5. Alegre- 97,8 mm
6. Presidente Kennedy – 95,2 mm
7. Bom Jesus do Norte – 94,8 mm
8- Cachoeiro de Itapemirim – 93, 74 mm
9- Muqui – 89,8 mm 
10- Apiacá – 81,4 mm

>> FOTOS | Com fortes chuvas, Mimoso do Sul tem cenário de destruição 

Com o terreno molhado, os municípios também estão com alerta considerado moderado para risco de deslizamentos de terra, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

No município de Mimoso do Sul, a chuva causou alagamentos, deslizamentos e muitas complicações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mimoso do Sul, Leonardo Ferreira, grande parte da cidade está sem sinal de telefone e internet.

Novos alertas de chuva e ventos intensos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos avisos por conta do volume de chuva e dos ventos intensos esperados para os próximos dias no Espírito Santo. Os alertas são classificados em perigo, indicado na cor laranja, e potencial perigo, indicado na cor amarela.

Ao todo, segundo o instituto, 63 municípios capixabas estão em alerta de perigo. Nestas cidades, a chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. 

LEIA TAMBÉM: Paróquia de Mimoso do Sul recebe doações para ajudar vítimas de chuva

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória