O Natal é a data comemorativa que muitas pessoas reúnem a família e os amigos em torno da mesa para confraternizar e comer bastante! No tradicional cardápio de uma ceia de Natal não podem faltar: o peru, o salpicão, o arroz a grega, a farofa, bacalhau de forno e a rabanada e o pavê de sobremesas. E para manter esses pratos na mesa, é preciso investir. Mas em tempo de pandemia, onde muitos foram afetados economicamente, o valor de alguns desses produtos pode pesar no bolso do consumidor.
Para ajudar a manter a mesa da ceia completa e com pratos deliciosos, Alessandro Eller, apresentador do Chef de Família da TV Record em Vitória, trouxe algumas dicas para mudar dois dos pratos principais e economizar sem passar aperto.
Vamos começar com o principal prato do dia:
Peru de Natal
Para economizar neste prato, o chef indica substituir o peru por um filé de peito de frango recheado. Veja como prepará-lo:
– Corte um filé de peito de frango, de tal forma que fique como uma manta.
– Coloque por cima uma sacola plástica e utilizando um martelinho de carne abra bem a peça.
– Tempere a carne e recheie com queijo mussarela, espinafre e um pouquinho de damasco e castanhas. O damasco pode ser substituído por abacaxi ou maçã.
– Envolva a peça e amarre com um barbante.
– Asse com papel alumínio por 25 min. Logo após, retire o alumínio e asse por mais 5 minutos a 180°C.
Bacalhau de forno
Para substituir o bacalhau, Eller sugere um peixe salgado, como exemplo o DOURADO, um peixe que está barato nessa época, de acordo com o chef de cozinha.
– Pegue um lombo de dourado, utilizando uma faca fazer cortes no sentido lateral com distanciamento de 5 cm, salgar bem e deixar na geladeira por dois dias.
– Após isso dessalgue por 12h na água, trocando a água por duas vezes.
As receitas tradicionais feitas com bacalhau podem ser preparadas com esse lombo de dourado salgado.
Gostaram das dicas? Economize e se divirta em família!