Mesmo com a chegada de cerca de 1200 homens da Força Nacional e do Exército Brasileiro ao Espírito Santo nestas segunda e terça-feira (7), alguns serviços seguem suspensos nesta quarta (8) por conta da paralisação das atividades de patrulhamento da Polícia Militar.
Bancos
O Sindicato dos Bancários (Sindibancários) recomenda que as agências e departamentos dos bancos fiquem fechados até que se normalize a situação da segurança no Estado.
Segundo a entidade, ofícios foram encaminhados desde esta terça-feira às instituições financeiras. “Os funcionários estão sendo orientados a avaliar sua própria situação de segurança para deslocamento ou não até a unidade para trabalho interno”, diz a nota do sindicato.
Ônibus
O presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários), Edson Bastos, afirmou na noite desta terça-feira (7) que não haverá ônibus do sistema Transcol circulando nesta quarta-feira (8). Anteriormente, o Sindirodoviários havia dito que a frota circularia entre 6h e 19h, mas voltou atrás.
Aulas
Em Vitória, Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Cachoeiro de Itapemirim as aulas da rede municipal permanecerão suspensas nesta quarta-feira.
Em relação às escolas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que nesta quarta-feira as aulas nas escolas da região metropolitana estão suspensas no turno matutino. “A expectativa de retorno é para o período da tarde com a regularização do transporte coletivo”, esclareceu.
Ainda segundo a secretaria, “em todos os municípios do interior, as atividades letivas serão mantidas, exceto em algumas unidades que apresentaram dificuldades”.
Em alguns campi do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) as aulas irão acontecer normalmente. São os casos de Alegre, Centro-Serrano, Colatina, Ibatiba, Itapina,Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.
Nos demais campi (Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Cachoeiro, Guarapari, Linhares, Piúma, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória e Cefor) as atividades seguem suspensas.
A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) anunciou que a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas seguem até às 12h desta quarta-feira. “Com o desenrolar dos acontecimentos ao longo do dia em relação a garantias de segurança e ao retorno das atividades do transporte coletivo na Grande Vitória, se necessário, novo informe será emitido”, diz a instituição.
Unidades de Saúde
Em Vitória, Cachoeiro, Viana e Cariacica, as unidades de saúde e os Pronto-Atendimentos (PAs) não irão funcionar. O PA Arlindo Villaschi, em Viana, estará aberto e atenderá apenas urgências e emergências. O mesmo acontecerá com a UPA de Marbrasa, em Cachoeiro, que atenderá urgências e emergências.
Já em Vila Velha o atendimento de urgência-emergência 24 horas continuará funcionando nos PAs dos bairros Glória e Cobilândia. Com relação às Unidades de Saúde, as de Coqueiral de Itaparica, Ibes e Jaburuna estarão abertas das 8h às 17h, inclusive para o atendimento de vacinação contra febre amarela, com prioridade para quem vai se deslocar com destino às regiões de risco endêmico dentro ou fora do país.
Pedágio
A Rodosol informou que, para zelar pela segurança de seus funcionários e usuários, fechará novamente as cabines de cobrança dos pedágios da Terceira Ponte e de Guarapari das 18h30 desta terça até às 6h desta quarta-feira, esperando que a situação se normalize o mais breve possível.