Apesar das medidas mais restritivas de isolamento e dos apelos do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, para que a população fique em casa, neste sábado (26) havia banhistas com cadeira e guarda-sol nas areias das Praia da Costa, de Itapoã e Itaparica, em Vila Velha. Nos calcadões, também tinha movimentação. As restrições no estado não proíbem a circulação de pessoas, mas o uso de máscaras é obrigatório em todo território capixaba.
A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV circulou por algumas praias e viu pessoas caminhando, correndo e andando de bicicleta pelo calçadão; muitos sem as máscaras.
A reportagem também esteve nos terminais de Vila Velha e de Itaparica e viu que o fluxo de pessoas era baixo; mesmo para o fim de semana que, normalmente, já é menor.
Leia também: Estacionamentos nas praias de Vila Velha serão fechados a partir deste domingo
Movimento em supermercados
Diante das medidas mais rígidas de isolamento que começam a valer neste domingo (28), muitas pessoas estão procurando os supermercados para antecipar as compras e estocar alimentos.
Em um hipermercado na Praia de Gaivotas, em Vila Velha, o movimento era normal neste sábado. No entanto, segundo funcionários, a procura têm crescido gradativamente, após o novo decreto estadual. Em Campo Grande, Cariacica, há relatos de filas em supermercados da região neste sábado.
Supermercados e padarias poderão funcionar
Após os vereadores de Vitória aprovarem, nesta sexta-feira (26), o projeto de lei enviado pela prefeitura da Capital para antecipar três feriados no município, o governador Renato Casagrande, anunciou mudanças no decreto que havia alterado a lista de atividades essenciais. Diante disso, supermercados e padarias poderão funcionar nos feriados.
A alteração tem como objetivo, segundo o governo, evitar aglomerações nesses estabelecimentos, como as que foram registradas na noite de quinta (25) e na manhã de sexta (26), após o Governo do Estado divulgar novas medidas de enfrentamento a doença com regras mais rígidas de funcionamento.
Com a alteração do calendário em Vitória, os feriados de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória (8 de setembro) passarão para os dias 30 e 31 de março e 1º de abril, respectivamente. Ao todo, serão seis dias de feriados seguidos, já que dia 2 de abril é Sexta-Feira da Paixão, prolongados ainda com o final de semana.
Acaps diz que não há risco de desabastecimento
O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, já havia informado que não existe a possibilidade de desabastecimento nos supermercados do Espírito Santo.
“Nós estamos totalmente abastecidos para muitos dias. A indústria está trabalhando normalmente, o sistema de distribuição, a logística, tudo está funcionando normalmente. Então o consumidor pode ficar tranquilo que não vai existir desabastecimento”, afirmou.
Leia também: Vitória terá feriado de seis dias a partir de terça-feira; servidores estaduais trabalham normalmente
Serviços essenciais: o que pode ou não funcionar no ES a partir deste domingo? Entenda!
Ônibus para profissionais da saúde: saiba quem pode usar e quais linhas vão circular no ES
Com informações da repórter Marla Bermudes da TV Vitória / Record TV