Geral

Veja os principais pontos do Plano de Segurança Escolar do ES

Governo do Espírito Santo anunciou, na manhã desta quinta-feira (27), um plano para garantia da segurança nas escolas capixabas

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Plano de Segurança Escolar do Espírito Santo foi anunciado na manhã de quinta-feira (27) pelo governo do Estado. Dedicado às escolas públicas e privadas, o plano traz medidas para garantir a segurança de alunos, professores e toda de comunidade escolar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!

O projeto é dividido em cinco eixos: atenção psicossocial e ações pedagógicas; ações de prevenção; gestão inovadora; ações de inteligência; e fortalecimento operacional. (Veja o ponto a ponto de cada eixo abaixo).

Entre as medidas anunciadas, está a criação de um novo código específico para registro de ocorrência em escolas. Durante a coletiva, o secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, explicou que, até então, os casos em escolas eram registrados como ocorrências comuns.

A ocorrência entrava no Ciodes como uma corriqueira. Agora, fatos envolvendo a comunidade escolar que estão acontecendo no momento e há vidas em risco serão classificados com alerta vermelho“, disse.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Mãe revela reação dos quíntuplos ao saber da morte do pai: “Muita falta”

De acordo com o secretário, a classificação dará agilidade ao processo de envio de equipes das forças de segurança ao local em que ocorre a situação de emergência. 

Elas vão direto para a mesa do operador, que dispara as viaturas para o local. Casos que acabaram de acontecer, mas não há vidas em risco, terão prioridade alta para o envio de viaturas ao local. Não está acontecendo e não há vida em risco, mas pode evoluir, esses casos também terão prioridade alta“, explicou.

Foto: Divulgação/ Governo do ES

No Ciodes, será criado um novo código para ocorrências em escolas. Segundo o secretário, o código permitirá acompanhar estatisticamente onde ocorreu e o que ocorreu para criar dados consistentes e confiáveis sobre as ocorrências em cada município do Estado.

LEIA TAMBÉM: Pacotes da Hurb: clientes relatam problemas e Senacom notifica agência

O secretário detalhou ainda outras partes do plano, como a retomada e ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a criação de um manual de policiamento e segurança escolar e um curso de enfrentamento a atiradores para policiais.

Vigilantes vão reforçar a segurança em escolas municipais e estaduais

O plano de segurança escolar prevê que cerca de 940 vigilantes reforcem a segurança em mais de 300 escolas municipais e estaduais espalhadas pelo Espírito Santo.

O termo de autorização para a expansão do número de vigilantes está entre os documentos que o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, devem assinar durante o evento que acontece no Palácio Anchieta.

Além dele, serão assinados os decretos para a criação da Companhia Independente Escolar da Polícia Militar; para a criação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil; a regulamentação da Capacitação em Primeiros Socorros da Comunidade Escolar; a portaria da Secretaria de Estado da Educação para promoção da cultura da paz e convivência escolar; e a autorização para a contratação de psicólogos e assistentes sociais.

“Não se trata de atendimento clínico”, explica de Angelo

Sobre a contratação de profissionais da área da Psicologia e da Assistência Social, o secretário de Educação explicou que a atuação dessa nova equipe não será baseada em atendimento clínico.

“Trata-se de uma equipe multidisciplinar, mas que não faz atendimento clínico. São 270 psicólogos e assistentes, ampliando a capacidade para 20.400 atendimentos individuais, podendo promover mais de 6 mil rodas de conversa”, detalhou.

Ainda segundo o secretário, esses profissionais serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por 3 ou 4 escolas.

LEIA TAMBÉM: Governo brasileiro vai se desculpar por violações contra quilombolas

As estratégias adotadas com o plano foram elaboradas e discutidas no Comitê Integrado Governamental de Segurança Escolar, que contou com mais de 40 pessoas de 16 instituições distintas.

O grupo foi criado em fevereiro. Em novembro de 2022, após ataque em duas escolas de Aracruz, no Norte do Estado, o governo implementou uma Sala de Situação para dar apoio às vítimas e começar a discutir as primeiras ações que viriam a ser adotadas. 

Veja medidas que serão adotas no ES 

ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS

— Contratação de psicólogos e assistentes sociais para atender aos alunos da rede de ensino;

AÇÕES PREVENTIVAS

— Retomada e ampliação do Programa Papo de Responsa;
— Retomada e ampliação do Proerd;
— Manual de Policiamento e Segurança Escolar;
— Curso de enfrentamento e prevenção ao atirador ativo;
— Fórum Nacional de Segurança Escolar;
— Protocolo para emergência escolar;
— Reuniões com diretores de escola;
— Capacitação em primeiros socorros.

GESTÃO INOVADORA

— Protocolo de atendimento;
— Novo código para ocorrências;
— Monitoramento de casos;
— Projeto de Tecnologia da Informação no ambiente escolar.

AÇÕES DE INTELIGÊNCIA

— Ações do Disque-Denúncia;
— Ações integradas de inteligência.

FORTALECIMENTO OPERACIONAL

— Criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar;
— Criação do Núcleo Especializado em Segurança Escolar da Polícia Civil.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.