Neste sábado (19), uma nova frente fria avança de forma intensa para o Sudeste brasileiro. De acordo com o Instituto Climatempo, nuvens muito carregadas se firmam sobre quase todos os Estados brasileiros, com capacidade de causar temporais. Apesar disto, a previsão aponta que o verão termina com calor e bastante umidade no ar. Na segunda-feira (21), esta frente fria pode mudar o tempo em todo o Estado capixaba.
O domingo (20) terá poucas nuvens e calor até o final da manhã em todo o Espírito Santo. No litoral Sul pode ter algumas rajadas, além do vento moderado entre o litoral Sul e o Metropolitano. A aproximação de uma frente fria ligada às áreas de instabilidade provocará pancadas de chuvas isoladas na região Sul e nos trechos Sul e Oeste da Região Serrana durante a tarde.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o último dia de verão deve ser de poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva na Grande Vitória. O litoral terá vento moderado com temperatura mínima de 21 °C e máxima de 35 °C. A capital Vitória terá mínima de 21 °C e máxima de 35 °C.
Na Região Sul, o tempo será abafado com vento moderado à forte no litoral. Apenas nas proximidades do Caparaó, previsão de pancadas de chuvas com trovoadas à tarde. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 39 °C.
O tempo estará abafado na Região Serrana. Somente nos trechos sul e oeste da região têm previsão de pancadas de chuvas com trovoadas à tarde. Com temperatura mínima de 19 °C e máxima de 32 °C nas áreas menos elevadas e mínima de 17 °C e máxima de 31 °C nas áreas altas.
Segue com poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva, na Região Norte. Com temperatura mínima de 20 °C e máxima de 35 °C.
Na Região Noroeste terá poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva. Nas áreas menos elevadas a temperatura mínima será de 20 °C e máxima de 36 °C. Já em Mantenópolis e Alto Rio Novo terá mínima de 19 °C e máxima de 34 °C.
Sem expectativa de chuva, com poucas nuvens e calor, a Região Nordeste terá temperatura mínima de 21 °C e máxima de 35 °C.
O que esperar do outono no ES?
O hemisfério sul entra, neste domingo (20), no outono. A nova estação deve trazer mudanças no tempo do Espírito Santo logo nos primeiros dias. A passagem de uma frente fria poderá levar a onda de calor que marcou o verão embora. Mas e o restante da estação, como será? O que esperar do outono deste ano?
O Folha Vitória ouviu o coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos. Ele explicou que, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz características de ambas as estações, com mudanças aceleradas no clima.
“No Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação”, explicou.
Chuva dentro da média
O tempo aberto e ensolarado e as pancadas de chuva devem fazer parte da rotina do capixaba pelos próximos meses. De acordo com o meteorologista do Incaper, nos meses abril, maio e junho chove dentro da média no Espírito Santo.
“Baseado em análises de resultados prévios dos modelos de previsão climática para o Espírito Santo, o trimestre de 2022 que corresponde ao outono aponta para uma tendência de chuvas em torno da média”, disse.
A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250 e 300 mm na região Nordeste do Estado, 200 a 250 mm no extremo Norte e no Noroeste. Nas demais regiões capixabas, a média varia entre 300 e 350 mm e chega a 450 mm na região de Alfredo Chaves.
Calorão ou frio? Como ficam as temperaturas no ES?
As temperaturas também devem se manter dentro da normalidade para o período. Hugo Ramos explicou que mesmo com a persistência do fenômeno La Niña até o final da estação, que poderia influenciar em um aumento da temperatura média no Estado, as previsões estão dentro da média.
As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26ºC na região Serrana e 31ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16ºC na região Serrana e dos 21ºC nas demais regiões.