Geral

Veja quais bairros e municípios registraram mais casos de coronavírus no Espírito Santo

Números foram atualizados na tarde desta quinta-feira pelo Painel Covid-19

Foto: Divulgação Proeng

Com 1.333 casos confirmados até o momento, Jardim Camburi, em Vitória, continua sendo o bairro com mais registros de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo. Além disso, a região foi uma das que mais registraram mortes em decorrência da doença. Ao todo, 26 moradores do bairro vieram a óbito por esse motivo, segundo a última atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), feita na tarde desta quinta-feira (23).

Desde que o governo do Estado começou a detalhar os números da pandemia do novo coronavírus por bairro, em meados de abril, Jardim Camburi liderou o ranking em praticamente todo esse período. Somente no início de maio, a Praia da Costa, em Vila Velha, registrou mais casos da doença e encabeçou a lista de bairros, mas, poucos dias depois, Jardim Camburi reassumiu o topo.

A Praia da Costa, no entanto, segue como uma das regiões com mais registros do novo coronavírus no Espírito Santo. O bairro está em segundo lugar na lista, com 1.229 casos, e também já registrou 26 mortes em virtude da doença.

Outros dois bairros de Vila Velha e dois de Vitória completam a lista das seis regiões com o maior número de infectados no Estado. Na cidade canela-verde, Itapuã aparece na terceira colocação e Praia de Itaparica, na quinta, com 856 e 687 casos, respectivamente. Já na capital, Jardim da Penha ocupa a quarta posição, com 695 registros, e Praia do Canto a sexta, com 609.

Municípios

Entre os municípios capixabas com mais casos de covid-19, Vila Velha vem se distanciando na primeira colocação. A cidade já registrou 11.354 pessoas infectadas pela doença, mais de 1,2 mil a mais do que a segunda colocada, Vitória, que contabilizou, até o momento, 10.103 casos. 

A Serra, que durante muito tempo apareceu no topo da lista, hoje em dia é o terceiro município em número de casos, com 9.905. Entretanto, a cidade ainda lidera no número de mortos. Segundo o Painel Covid-19, a Serra chegou a 400 mortos nesta quinta-feira. Vila Velha e Vitória já registraram 376 e 329 óbitos em decorrência da doença, respectivamente.

Apesar de serem os municípios com mais pessoas infectadas pelo coronavírus e com mais óbitos pela covid-19, considerando os números registrados desde o início da pandemia, Vila Velha, Vitória e Serra foram classificados, no último mapa de risco divulgado pelo governo do Estado, como cidades com risco moderado para a covid-19. Isso porque a nova matriz considera apenas os números de mortos e infectados registrados nos 28 dias anteriores. De acordo com o governo do Estado, os municípios têm demonstrado estabilidade no crescimento da doença.

A única cidade da Grande Vitória que permanece no risco alto para a covid-19 é Cariacica, que tem menos mortos e infectados desde o início da pandemia, em relação aos outros três municípios da região, mas que apresenta números da doença mais expressivos nos últimos dias. Até o momento, Cariacica já registrou 8.391 casos da doença e 315 mortes.

Entre os municípios do interior, onde a curva da pandemia continua em alta, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim são os que já registraram os maiores número de casos confirmados e mortos pelo coronavírus. 

Linhares já contabilizou 3.938 infectados e 65 óbitos. Colatina tem 3.275 casos confirmados e 72 mortes. Já Cachoeiro lidera, entre as cidades do interior, no número de óbitos, com 95 até o momento. O município já registrou 2.904 casos da doença.