Diante do decreto do governo do Estado, baseado na Matriz de Risco para transmissão do coronavírus, podem funcionar neste sábado (27), nas cidades de alto risco e nos municípios de risco moderado, apenas os estabelecimentos essenciais como:
– Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.
Os demais comércios, incluindo os shoppings, ficam fechados para o funcionamento ao público no final de semana. No entanto, as lojas desses centros comerciais podem atender aos clientes no sistema drive thru, marcando um horário e um local específico para a retirada da mercadoria.
Os restaurantes também não podem ser abertos ao público nos finais de semana, podendo funcionar apenas no serviço de delivery.
Um novo Mapa de Risco, que terá vigência a partir de segunda-feira (29) deve ser divulgado ainda neste sábado pelo governo do Estado.
Uso de máscaras
Para todos os estabelecimentos e serviços é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo, inclusive para os ônibus de transporte público. Caso seja flagrada a presença de passageiros sem o uso, a empresa responsável poderá ser multada.