Mais um dos muitos cartões-postais do Espírito Santo, a praia da Curva da Jurema, com mar de águas tranquilas, atrai banhistas e turistas das mais diversas parte do Estado, do país e, também, do mundo.
Cada vez mais atrativa não apenas para quem deseja aproveitar um mergulho ou pegar um bronzeado na areia, mas também para quem pretende empreender apostando na oferta de produtos e serviços para o público que frequenta o local, a Curva da Jurema está passando por um processo de revitalização, visando à modernização, adequação e melhoria de uma área total de cerca de 16 mil quadrados.
Conforme informações da Prefeitura de Vitória, responsável pela iniciativa, as obras, que começaram em julho de 2022, com investimentos estimados em R$ 5 milhões, estão em estágio avançado. Mais de 80% das intervenções concluídas. A expectativa é que a entrega do local totalmente revitalizado ocorra ainda este mês.
O vendedor ambulante Anderson Roberto de Souza, por exemplo, celebra as intervenções que ocorrem no local. Ele trabalha vendendo seus drinks e porções na praia da Curva da Jurema há mais de uma década e afirma ter presenciado as inúmeras transformações pelas quais ela passou nos últimos anos.
Ele pontua que mesmo com as melhorias já realizadas, havia realmente a necessidade de mais investimentos em modernização e na estrutura física oferecida aos banhistas e turistas que vão à Curva da Jurema. Anderson cita, como exemplo, a demanda por mais banheiros à disposição do público.
“Trabalho aqui há mais de dez anos, com porções na barca e drinks. O que tenho percebido que o movimento tem melhorado cada vez mais, ano a ano. Para nós, ambulantes, é um prazer trabalhar tendo como cenário essa praia tão bonita. A Curva da Jurema melhorou muito em comparação com o que era antes. A realidade, hoje em dia, é outra. Na minha avaliação, a única coisa que falta é a oferta de mais banheiros para os banhistas que vêm aqui”, diz o vendedor.
O projeto de reurbanização da praia contempla a remodelação das áreas de estacionamento, totalizando 240 novas vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, bem como de embarque e desembarque e carga e descarga, além de mudança no fluxo de trânsito.
Polo gastronômico e integração com parque municipal
Revitalizada, a Curva da Jurema, que concentra inúmeras opções de bares e restaurantes, ganhará um polo gastronômico. A ideia é aproveitar o potencial econômico que o local possui, criando um espaço mais organizado e acessível.
Também faz parte do projeto de reurbanização da Curva da Jurema a integração do local com o Parque Municipal Cultural Reserva Vitória, instalado em uma área doada pela iniciativa privada.
Novo calçadão, faixa elevada e câmeras
Com as intervenções, a região passa a contar com uma faixa maior de calçadão, novos pisos, um espaço de convivência, câmeras de segurança, iluminação subterrânea, melhoria na ciclovia.
Já na área mais próxima ao calçadão, o bolsão de estacionamento será reorganizado e a região vai receber faixas de elevação para a passagem de pedestres.
O aposentado Cláudio Guimarães, que utiliza o calçadão da Curva da Jurema para praticar atividades físicas diariamente, afirma que o local é um dos melhores da Capital tanto para quem é morador da região quanto para quem o visita para turismo.
Ele também ressalta a importância das melhorias que estão sendo feitas . “Temos aqui uma das melhores infraestruturas, principalmente nos quiosques. Acredito que a revitalização vai proporcionar um ambiente mais amplo e arejado“, afirma.
Recuperação da praia começou em 2021
Ao falar sobre as obras de revitalização, o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, destaca que o local, até 2021, segundo ele, vivia em situação de abandono.
“Até 2021 a Curva da Jurema estava abandonada. Em um esforço da atual administração, de fazer investimentos na reurbanização do local, iniciamos os trabalhos em 2022. O modelo de contratação, aqui, é integrado, que é quando a empresa se responsabiliza pelo projeto e também pela obra. Acordamos com os comerciantes em fazer, primeiro, a parte do estacionamento e, de, no início deste ano, tratarmos sobre a reurbanização”, frisa o secretário.
Ele continua: “Estamos na reta final da obra, agora na fase de acabamentos, para fazermos essa entrega que vai potencializar o turismo em Vitória”.
Cadastramento de vendedores ambulantes
A reurbanização e criação de um polo gastronômico no local têm gerado dúvidas acerca da situação de vendedores ambulantes que atuam nas areias e no entorno da praia.
A Irandir Rodrigues, por exemplo, vende seu churrasquinho nas areias da praia há mais de 30 anos.
Animada com o processo de revitalização pelo qual o local tem passado, ela acredita a nova Curva da Jurema vai atrair ainda mais turistas, ajudando, consequentemente, a quem trabalha na região.
“Essas obras vão ajudar a trazer mais turistas para a praia, o que vai ajudar a gente também, pois teremos mais movimento durante o verão”, pontua Irandir.
Segundo o secretário de Obras de Vitória, no caso de trabalhadores como a Irandir, a Secretaria de Desenvolvimento do município tem realizado o cadastramento dessas pessoas, visando garantir que todos possam trabalhar de maneira ordenada.
“O cadastramento prévio é uma maneira de manter a organização, garantindo tranquilidade a todos que frequentam praia”, conclui o secretário.
Turista comemora revitalização
A turista mineira Maristela Trigueiro, que é empresária, não esconde a alegria em saber que a praia estará de cara nova nos próximos dias. Isso porque, segundo ela, Vitória é sua segunda casa, uma vez que faz questão de visitar a cidade todos os anos, além de frequentar a praia todas as vezes em que está na Capital.
“Há mais de 20 anos, desde que meus filhos eram pequenos, venho em Vitória todo ano. Chegamos até a morar aqui, em Jardim Camburi. Sempre dei preferência à praia da Curva da Jurema, pelo jeito do mar e pelo estilo da praia. Acredito que essas mudanças vão deixar este lugar ainda melhor”, avalia Maristela.
Principais melhorias na Curva da Jurema:
• Acessibilidade e novos acessos;
• Percurso seguro entre vagas e o calçadão (nivelamento da rua);
• Colocação de balizadores para controle de acesso;
• Iluminação subterrânea e direcionada ao pedestre;
• Alargamento do calçadão e criação espaço de convivência;
• Remodelação do canteiro central e reorganização do estacionamento.