Você sabe qual área deseja seguir carreira? Essa é uma dúvida muito comum entre os jovens. Uma pesquisa da plataforma CMOV realizada com mais de 2 mil jovens brasileiros revelou que oito em cada 10 ainda têm dúvidas sobre qual profissão seguir.
A escolha da carreira é um desafio crescente em meio a uma avalanche de informações e possibilidades. A quantidade e a diversidade de cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior nos últimos anos refletem as mudanças sociais, mas também intensificam a complexidade da decisão no momento de prestar o vestibular.
LEIA TAMBÉM:
>> 5 dicas de como estudar para o Enem e ter um bom resultado nas provas
>> ES pode ser atingido por onda de calor; saiba detalhes
>> Ficar acordado até tarde eleva risco de doenças em quem tem sobrepeso
Como tomar a melhor decisão?
A psicóloga Renata Junger ressalta que o excesso de informação e a pressão social são dois grandes vilões no processo de escolha.
“O volume de opções e a constante exposição a diferentes opiniões dificultam a decisão. Além disso, a ansiedade gerada pela pressão social e as expectativas familiares podem paralisar os jovens, tornando o processo ainda mais difícil”, explica Renata.
Para ela, é essencial que os jovens tenham um espaço seguro para explorar seus valores e interesses, sem o peso da perfeição. “Mudanças de opinião e estratégia fazem parte do processo de amadurecimento, e isso deve ser visto como algo natural.”
A psicóloga reforça a importância de acolher a incerteza como parte natural do processo de escolha. “O diálogo aberto sobre as inseguranças e desejos dos jovens, tanto na escola quanto em casa, é fundamental para que eles se sintam apoiados e compreendidos”.
Faça testes vocacionais
Alguns psicólogos fazem esse tipo de teste para ajudar na orientação dos estudantes. Se você tiver essa oportunidade, pode ser uma boa forma de descobrir qual é a melhor área para você.
Lembre-se de que não é porque alguém acha bonito ser advogado que você deve largar o sonho de ser músico e encarar um curso que não atende seus objetivos. A decisão é sua!
Pesquise a grade curricular do curso que deseja fazer
Provavelmente, ao chegar nessa etapa, você terá selecionado três ou quatro cursos que lhe interessaram. Procure sobre eles na internet, principalmente nas páginas das universidades que deseja estudar.
LEIA TAMBÉM: Caso Ramona: motorista que atropelou estudante vai a júri popular
Veja quais são as matérias que você terá que estudar e em quais unidades o curso está disponível. Algumas graduações são oferecidas em poucos lugares e isso pode se tornar uma limitação.
Conversar com profissionais pode ajudar
Algumas instituições apostam em iniciativas para ajudar os alunos nas escolas. A coordenadora pedagógica do Colégio Madan, em Vitória, Marina Monteiro destaca a importância de proporcionar aos alunos experiências reais e inspiradoras.
“Nosso objetivo é oferecer aos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio a oportunidade de conhecer diferentes trajetórias profissionais, para que possam visualizar com mais clareza as possibilidades e desafios de cada carreira,” diz Marina.
Neste sábado (31), quatro profissionais de destaque em áreas diversas vão compartilhar suas experiências com os alunos da escola.
LEIA TAMBÉM: Crime ambiental em Alegre: 48 mil m² de Mata Atlântica foram destruídos
Entre os convidados estão a doutora em Música Paula Gama, o médico psiquiatra Rafael de Lima Aguilar Fernandes, a engenheira eletricista Flávia Barros Ribeiro e o advogado Rodolpho Pandolfi Damico.
“A proposta é que, através desses relatos, os jovens possam identificar quais carreiras mais se alinham com seus valores e aspirações, transformando as dúvidas em uma oportunidade de autoconhecimento e crescimento”, ressalta Renata.