Geral

Viaduto Caramuru será restaurado no Centro; saiba curiosidades sobre o local

As obras custarão ao todo R$ 841 mil e o prazo para a conclusão é de 180 dias. Objetivo é recuperar a importância histórica da estrutura

Foto: Divulgação/PMV

O Viaduto Caramuru, que fica no Centro de Vitória, será restaurado. A ordem de serviço para começo das obras, que devem custar R$ 841 mil e durar 180 dias, foi assinada pelo prefeito Lorenzo Pazolini, durante cerimônia realizada na histórica Rua Caramuru. 

A via, inicialmente denominada Rua do Fogo, foi cenário de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Único exemplar de estrutura elevada, do tipo viaduto, remanescente do século XX no município de Vitória, o Viaduto Caramuru foi construído entre os anos de 1924 e 1927, no governo de Florentino Avidos. 

Devido a relevância histórico-cultural, o Viaduto Caramuru foi identificado como de interesse de preservação histórica, no grau de proteção integral primária pela Lei 3.158/84, primeiro Plano Diretor Urbano de Vitória, classificação esta que se mantém até os dias atuais no PDU vigente, a Lei 9.271/2018.

A restauração tem como objetivo recuperar a importância histórica do viaduto,  garantindo a integridade física e permanência na memória coletiva. 

Obras contemplam melhorias na iluminação

As obras passarão por manutenção/recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto; os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receber tratamento anticorrosivo.

As obras também irão contemplar melhorias da iluminação local e a diminuição da poluição visual/ambiental.

“Essa obra representa a força da sociedade capixaba e vitoriense. Tenho certeza que a restauração do Viaduto vai permitir que o local volte a ser um marco na história e na arte capixaba” destaca Lorenzo Pazolini, que assinou a ordem de serviço na última quarta-feira (11).

Foto: Carlos Antolini

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Anna Cláudia Dias Peyneau, a proposta de restauro do Viaduto Caramuru traz para os moradores da Capital a possibilidade de não apenas reformar um monumento, mas de trabalhar as questões que fazem daquela construção algo relevante para a História.

Moradora do Centro de Vitória há mais de 75 anos, dona Maria Cecília contou a emoção sentida. 
“Eu moro aqui em frente e vejo a destruição que estava acontecendo. Finalmente, o viaduto vai ser restaurado. Todos os grandes monumentos de Vitória estão presentes no Centro. É preciso valorizar o nosso patrimônio”
, afirmou.