A vacinação contra a covid-19 em idosos com mais de 90 anos já começou em Viana. A imunização desse grupo teve início nesta quinta-feira (4) no município. A estratégia para imunização desse público, definida pela prefeitura, é a vacinação em domicilio. Ou seja, os vacinadores da Secretaria de Saúde do município estão indo até as casas dos idosos para aplicação da primeira dose da vacina. Segundo a prefeitura, a cidade conta com 188 idosos nessa faixa etária.
De acordo com a administração municipal, a escolha pela vacinação domiciliar contra a covid-19 foi definida com base na experiência durante a vacinação contra a gripe no último ano, onde todo o público-alvo da campanha foi imunizado em poucos dias.
“A vacinação domiciliar foi uma estratégia adotada na campanha contra a influenza (gripe) que deu muito certa na cidade. Foram 20 equipes que levaram menos de duas semanas para imunizar cerca de 9.500 idosos à época”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
Leia também:
>> Governo do ES planeja vacinação em idosos de mais de 85 anos com chegada de novo lote
>> Confira quantas doses cada município do ES receberá para vacinar idosos acima de 90 anos
>> Chefe do cerimonial do governo é a primeira idosa acima de 90 anos a ser vacinada no ES
>> Covid-19: Cariacica lança portal de agendamento para vacinas
Ainda segundo a prefeitura, os idosos com menos de 90 anos e as pessoas acamadas também serão vacinados em casa. O inicio da vacinação desse grupo depende do envio das novas doses da vacina por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Nesta quinta-feira, durante a solenidade que marcou o início da vacinação dos idosos com mais de 90 anos no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande anunciou que um novo lote de vacinas deve chegar do estado até a próxima segunda-feira (8). Segundo o governador, essas doses poderão ser utilizadas para ampliar o público da vacinação, incluindo homens e mulheres acima de 85 anos.
Para os demais públicos, outras estratégias de imunização serão definidas pela Prefeitura de Viana, conforme o avança da vacinação. “Estamos viabilizando o agendamento online, ampliação no horário de funcionamento das unidades de saúde e a possibilidade de drive-thru para vacinação em massa”, adiantou o prefeito.