Geral

Viana promove campanha de conscientização na 'Semana da Água'

O racionamento de água estará no foco da programação que a Prefeitura de Viana organizou para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março

Foto: Divulgação

O racionamento de água estará no foco da programação que a Prefeitura de Viana organizou para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. De 16 a 22 de março será a ‘Semana da Água’ em Viana. A programação envolverá desde palestras educativas e ações de conscientização em escolas e bairros do município, além do plantio de mudas de árvores às margens do Rio Jucu. O foco é a preservação dos meios naturais e a conservação da água do município.

A ‘Semana Municipal da Água’ acontece em diferentes pontos da cidade. Com abertura no dia 16, no Teatro Municipal, em Viana sede, o evento oportunizará que o público participe de palestras e discussões acerca de assuntos pertinentes à preservação da água. Podem participar líderes comunitários, associações de defesa do meio ambiente, moradores e estudantes.

Uma ação que chamará a atenção é o plantio de mudas às margens do Rio Jucu. Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Irmã Dulce Lopes Ponte colocarão em prática uma das intervenções do ‘Reflorestar Viana’, plantando mudas de árvores às margens do rio. O ‘Reflorestar Viana’ é o trabalho de mapeamento das nascentes do município para que, por meio da sinalização das nascentes, seja feito o reflorestamento destas áreas.

No decorrer da semana, haverá palestras e, no dia 20, será feita uma ação de sensibilização sobre racionamento de àgua nos bairros. O destino dos agentes será os bairros Marcílio de Noronha, Canaã, Universal, Industrial, Ribeira e bairros adjacentes, bem como Areinha, Soteco, Arlindo Villaschi, Centro e bairros adjacentes, além de toda a Grande Bethânia.

Nestes locais, eles farão panfletagem orientado os moradores sobre a necessidade do uso correto e equilibrado da água. Das 08h às 12 horas haverá panfletagem e diálogo com os moradores dos bairros. Já à tarde, das 13h às 17 horas, a conscientização será com os moradores dos bairros Areinha, Soteco, Arlindo Villaschi, Centro e bairros adjacentes, além de toda a Grande Bethânia.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Henrique Casamata enfatiza que a Semana Municipal da Água terá como finalidade incentivar e alertar a população sobre a importância da água como recurso que todos devem proteger para garantir, desta forma, a sobrevivência do planeta. “Será uma importante ferramenta de mobilização social e, também, um instrumento para fomentar atividades que promovam ações relacionadas às questões ambientais, de conservação e preservação, procurando melhorar a qualidade de vida da população”, disse. O secretário destaca, ainda, que “o uso racional da água deve ser um tema de constante debate para destacar as mudanças climáticas potencializadas pelas altas temperaturas e pelos impactos direto na vida da sociedade”, concluiu.

O secretário de Agricultura, Ledir Porto reforça também que “cuidar da água é essencial para preservar a vida. E Viana tem grande potencial na produção hídrica, por isso nossa preocupação em desenvolver ações que reforcem os cuidados necessários. Estamos focados em atividades como as do ‘Reflorestar Viana’, mapeando as nascentes para, automaticamente, fazermos o reflorestamento destas áreas”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
16 de março
Abertura do Evento
Horário: 8h30 às 16 horas
Local: Teatro Municipal, Viana Sede
Público Alvo: Líderes comunitários, associações de defesa do meio ambiente, comunidade  e estudantes
08h30 às 09 horas: Coffee break
09h às 10h30: Abertura do Evento com fala das Autoridades
10h30 às 11 horas: Seminário sobre Caixas Secas em Estradas
11h às 12 horas: Palestra sobre Previsão do Tempo e Fatores que interferem no Clima do Estado do Espírito Santo
12h às 13h30: Intervalo
13h30 às 14h30: Palestra sobre Produção de Água e Conservação dos Recursos Naturais
14h30 às 15h30: Palestra sobre Alternativa de Reservação e Reaproveitamento de Água
15h30 às 16 horas: Coffee break

17 de março
Teatro de Fantoches  
Horário: 10h às 11h20 / 16h às 17h20
Local: CMEI Maria Cristina Zekel (Rua Afonso Claudio, S/N, Bairro Ipanema, Viana)
Público Alvo: Alunos de Escola Municipal de Educação Infantil 
– Alunos da manhã:
10h às 10h20 – Recepção das crianças
10h20 às 11 horas –Teatro de Fantoche sobre a Água
11h às 11h20 – Encerramento
Alunos da tarde:
16h às 16h20 – Recepção das crianças
16h20 às 17 horas – Teatro de Fantoche sobre a Água
17h às 17h20 – Encerramento

18 de março
Palestra de Conscientização
Horário: 10h às 11h30 / 16h às 17h30
Local: EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes (Rua C, S/N, Bairro Campo Verde, Viana)
Público Alvo: Alunos de Escola Municipal de Ensino Fundamental
a) Manhã
10h às 10h20 – Abertura da palestra com a fala do Secretário (Opção Secundária: Subsecretária ou Diretor de Educação Ambiental);
10h20 às 11h10 – Palestra de Sensibilização sobre Uso Adequado da Água
11h10 às 11h30 – Encerramento.
b) Tarde
16h às 16h20 – Abertura
16h20 às 17h10 – Palestra
17h10 às 17h30 – Encerramento

19 de março
Visita Técnica no Rio Jucu com plantio de mudas na área de preservação permanente (APP)
Horário: 08h às 12 horas;
Local: Margens do Rio Jucu
Público Alvo: Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Irmã Dulce Lopes Ponte
08h às 08h30 – Entrega dos lanches
08h30 às 09h15 – Fala das Autoridades sobre a importância da preservação do Rio, demonstrando a relevância do plantio de mudas na APP
09h15 às 11h45 – Execução do plantio piloto de mudas
11h45 às 12 horas – Encerramento

20 de março
Ação de Sensibilização Sobre Racionamento de Água nos Bairros do Município
Horário: 08h às 12 horas / 13h às 17 horas
Local: Bairros do Município; Público Alvo: Comunidade em geral.
08h às 12 horas – Panfletagem e diálogo com os moradores dos bairros do Município sobre a importância do uso consciente/racional da água (Bairros: Marcílio de Noronha, Canaã, Universal, Industrial, Ribeira e bairros adjacentes.
13h às 17 horas – Panfletagem e diálogo com os moradores dos bairros do Município sobre a importância do uso consciente/racional da água (Bairros: Toda a Grande Bethânia, Areinha, Soteco, Arlindo Villaschi, Centro e bairros adjacentes.