O município de Viana vai promover um grande mutirão de vacinação contra a gripe no próximo sábado (10). Ao todo serão disponibilizadas 20 mil vagas que serão distribuídas em seis pontos espalhados pela cidade, além de um drive-thru no bairro Canaã.
Para se imunizar, o interessado deve agendar a vacinação no site agendamento.viana.es.gov.br. A ação acontece das 08 às 16 horas. Todos os os capixabas podem participar e as doses serão aplicadas nos seguintes locais:
EMEF Constantino
UBS de Vila Bethânia
UBS Viana Sede
UBS Jucu
UBS de Morada de Bethania
Estacionamento da empresa Belmock, no bairro Canaã (drive-thru)
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Viana está com o público-alvo ampliado. Para atender a determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas com idade de seis meses ou mais poderão ser vacinadas.
No Twitter, o governador Renato Casagrande agradeceu ao prefeito de Viana por disponibilizar a cidade para a ação.
Sobre a ação, o Prefeito Wandesron Bueno destacou que, em meio à vacinação contra a covid-19, a imunização contra a Influenza também é de suma importância para a população.
“É uma alegria imensa poder ajudar outros municípios nessa campanha de imunização contra a gripe. Viana hoje tem condições de abrir suas portar por estar com uma avançada cobertura vacinal e ter estrutura para poder beneficiar não só aos vianenses, mas toda a população capixaba”, enfatizou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Viana (Semsa) reforça a importância de se proteger contra a influenza, pois a vacina ajuda na redução dos casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde.
“A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. A influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la”, afirmou a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini.
Como duas campanhas de vacinação estão acontecendo em simultâneo (gripe e Covid-19), a orientação da SEMSA é que se deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.
Confira os documentos necessários para receber o imunizante:
Adultos: cartão de vacina e um documento pessoal com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação);
Crianças: cartão de vacina, certidão de nascimento ou CPF.