O município de Viana inicia, neste próximo domingo (13), a experiência de imunizar a população, entre 18 e 49 anos, com meia dose da vacina AstraZeneca. No entanto, até a manhã deste sábado (12), pouco mais de 16 mil integrantes do público previsto agendou a vacinação. E expectativa é vacinar cerca de 35 mil pessoas durante o estudo.
O intuito da pesquisa, realizada pela Ufes e a Friocruz, é descobrir se duas aplicações de meia dose da vacina são suficientes para a imunização. Se forem, uma mesma quantidade vai imunizar o dobro da população.
Segundo o Gerente de Estudos e Pesquisas, Jose Geraldo Mill, o ideal seria atingir 80% do público alvo, para aumentar a proteção da população geral, mas mesmo assim os 51% não atrapalham a pesquisa.
“Eu tenho uma expectativa que a gente consiga cerca de 20 mil pessoas, o que daria uma boa cobertura. O ideal seria cobertura total, mas isso não conseguimos”, explicou José Geraldo.
A analista de dados, Gabriela Tosi, realizou seu cadastro para ser uma das voluntárias e ver o adiantamento da vacinação com muita expectativa. “Participar de um estudo científico que pode ajudar a mudar o rumo da história do Brasil e no mundo é gratificante, fiquei honrada”, explicou.
Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Borghardt Bueno, se a adesão não aumentar, a vacinação vai ser estendida até os outros dias da semana, mas só tomará esta decisão na semana que vem junto à Sesa e Ufes.
O agendamento pode ser realizado por meio do site vianavacinada.es.gov.br