Conhecida por ser calma e com um visual encantador, a Praia Formosa, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, é considerada um refúgio para muitos e uma opção para lazer, principalmente no verão. Mas esse cenário de calmaria deu lugar a uma imagem de destruição.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Algumas árvores da praia estão sendo utilizadas como churrasqueiras por frequentadores do local. Queimadas e com lixo espalhado no entorno, a situação revolta quem passa pela região, como aconteceu com a assistente administrativa, Nilzeli Rigamonte.
Em entrevista ao Folha Vitória, ela informou que estava a passeio com a família quando viu a situação.
“Estava com a minha família quando vimos essa situação. São várias árvores. Presenciamos latinhas no chão, também. É uma barbárie. A base da castanheira está toda queimada, como se fosse uma churrasqueira. É muito triste. Não só triste, revoltante. É preciso conscientizar essas pessoas”, contou.
Veja o vídeo:
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Revoltada, Nilzeli afirma que é um descaso muito grande de quem vai para a praia.
“As pessoas estão usando as castanheiras como churrasqueira. Acendem fogo nas bases, queimando elas vivas, e formando buracos em suas raízes. Achei um descaso muito grande, até chorei debaixo dessas árvores”, desabafou.
Corpo de Bombeiros diz que prática pode causar incêndios
Por nota, o Corpo de Bombeiros alerta que a queima irregular oferece riscos de incêndios, que podem resultar em danos à fauna e à flora locais.
Apesar disso, a corporação informa que não houve nenhum tipo de acionamento para incêndios na região de Praia Formosa desde o primeiro dia do ano até o momento.
Prefeitura afirma que realiza trabalho de conscientização
A Prefeitura de Aracruz foi procurada pela reportagem e, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que realiza um trabalho de conscientização com a comunidade, além do cerceamento da restinga.
A secretaria informou que delimita as áreas que podem ser utilizadas pela população e as que devem ser conservadas. Veja o posicionamento na íntegra.
“A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz informa que tem feito um trabalho de conscientização, além do cerceamento da restinga, delimitando as áreas que podem ser utilizadas e as que devem ser preservadas. Até o momento, nenhuma denúncia foi feita e a prefeitura pede a colaboração da população para que denuncie qualquer abuso de uso e sobre a vegetação, acionando a equipe de fiscalização pelo telefone: 99771-4462”.
Leia Também: VÍDEO | Piloto de parapente cai durante voo em rampa no ES; veja resgate