Moradores de Vila Velha, registraram na manhã desta terça-feira (03), uma infestação de caramujos africanos em uma orla da Praia da Costa. De acordo com no professor, Sallen Almeida da Costa, de 26 anos, ao menos 300 animais estavam na areia do local.
Ainda com informações de Sallen, os animais circulavam pela areia e pareciam se refugiar em direção as lixeiras e uma região de mata do local. O fato foi registrado por volta das 07 horas e deixou os banhistas preocupados com a situação.
Nota da Prefeitura de Vila Velha
Em nota, a prefeitura do município recomendou que neste caso siga as seguintes orientações:
O caramujo só deve ser catado com proteção nas mãos (luvas ou sacolas plásticas). O animal não deve ser esmagado, pois os ovos grudam na sola do calçado e podem ser espalhados. A sacola deve ser bem vedada para que ele não fuja. A Prefeitura não realiza a coleta em propriedade particular. A população pode obter informações e orientações por meio da Ouvidoria Municipal 162.
Atenção às dicas:
– Os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas;
– Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias para matar o animal, pois podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco. Somente o cal virgem vai matar tanto os ovos quanto o animal adulto;
– Os animais recolhidos devem ser queimados e destruídos as carcaças sendo enterrados em uma cova de aproximadamente 40 cm, utilizando o cal virgem no fundo da vala;
– Jamais ingeri-lo;
– Não transportá-los nem jogá-los vivos em áreas de vegetação;
Além disso, informou que o município faz o trabalho de retirada dos animais do na orla (restinga) das praias da Costa, Itaparica e Itapoã.