Uma ave da espécie Carcará foi encontrada dentro de uma casa, na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo. O pássaro foi criado em cativeiro e depois foi solto. No entanto, aparentemente, ele não teve uma boa adaptação com a natureza.
A espécie é uma ave de rapina que pode ser encontrada em quase todo o Brasil, inclusive em centros urbanos. O Carcará encontrado foi criado em um cativeiro e resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da Serra.
Segundo a Polícia Militar ambiental, as evidências apontam que ele foi solto na natureza, mas não se adaptou ao habitat natural e, por estar acostumado com o convívio humano, voltou a procurar uma forma de conseguir água e comida mais facilmente, em um bosque.
O local onde ele foi encontrado não se trata do mesmo onde foi criado. O animal apresentava uma anilha de identificação do Cetas-IBAMA, em uma das garras. A ave foi entregue ao projeto Sereias, em Aracruz, para que depois possa ser encaminhada para um zoológico ou criadouro.
O Carcará é um predador por excelência e tem uma dieta muito variada. Se alimenta de carniça, outras aves, répteis e até minhoca. Quando adulto, ele pode chegar aos 60 cm de altura e sua envergadura pode atingir os 123 cm.