Geral

VÍDEO | Cerca de 190 toneladas de resíduos recolhidos em Vitória formam mosaico gigante

Com cerca de 1,3 mil metros quadrados, este é o maior mosaico feito com resíduos já feito no mundo, segundo a prefeitura

Foto: Subcom PMV

O mutirão de limpeza na baía e nos manguezais de Vitória que teve início no começo da semana terminou neste sábado (21) em uma ação na Praça do Papa. Um grande mosaico feito a partir de resíduos foi construído no local. 

Cerca de 190 toneladas de lixo foram recolhidos e utilizados para formar uma tartaruga de quase 1,3 mil metros quadrados. O desenho foi criado pelo artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth. Segundo a prefeitura, este é o maior mosaico feito com resíduos já feito no mundo. 

O mutirão de limpeza começou na última segunda-feira (16), em homenagem ao Dia do Gari. A ação contou com a colaboração de 24 entidades e institutos que trabalham pela responsabilidade ambiental. Vídeos gravados pelo editor da TV Vitória/Record TV, Renan Monteiro, mostram parte da ação. Veja:

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância de cuidar do planeta e de desenvolver hábitos sustentáveis. 

“Durante toda a semana, retiramos lixos e objetos deixados indevidamente pelas pessoas em nossos manguezais e na baía. Hoje, encerramos essa grande ação formando o maior mosaico construído a partir de resíduos no mundo, mostrando nosso compromisso com uma cidade limpa e atenta ao desenvolvimento sustentável”, disse.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, frisou que a ação traz conscientização para a população. 

“Hoje, formamos esse grande mosaico, mas o ideal era de que não tivesse esse tanto de resíduos destacados em nossa baía e em nossos manguezais. É uma ação que envolve nossos profissionais de limpeza e sociedade civil, empresas privadas voluntárias, ONG´s e coletivos para manter a cidade limpa e organizada”.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.