Deslizamentos de terra e queda de árvore geraram transtornos para moradores de diversos municípios do Espírito Santo na madrugada deste domingo (01). No Sul do Estado, uma árvore caiu em cima de uma casa em Afonso Cláudio, e em Vitória, o muro de uma casa caiu em Joana D’Arc, e o trecho precisou ser interditado.
Em Afonso Cláudio, a ocorrência aconteceu no bairro Boa Fé. De acordo com moradores, a árvore caiu no início da madrugada, e não foi retirada até a publicação desta reportagem.
Veja vídeo da queda da árvore em Afonso Cláudio:
Leia também:
>> VÍDEO | “Que medo!”: trecho de rua em Vitória desmorona com a chuva
>> VÍDEO | Chuva deixa ruas alagadas e veículos submersos na Grande Vitória
>> VÍDEO | Banhista morre após se afogar em praia de Aracruz
Veja imagens da queda da árvore em Afonso Cláudio:
Monique Pinheiro, moradora do bairro Joana D’Arc, em Vitória, disse à equipe da TV Vitória que ouviu um estrondo por volta das 3h da madrugada, e que as árvores já estavam tortas.
“Por volta das 3h da manhã eu ouvi um estrondo, mas pensei que fosse a chuva. De manhã, vi o que tinha acontecido. As árvores estavam entortando, cada dia que passava víamos que elas estavam mais tortas”, contou.
Vídeo registrado por uma moradora de Joana D’arc mostram que a rua, de blocos, cedeu e várias árvores, assim como pelo menos um poste, foram arrancados, indo parar em uma via abaixo.
“Que medo. Escutou o barulho?”, questiona uma jovem. “Choveu muito forte desta vez”, responde um outro morador. A área que desmoronou foi isolada.
Veja o vídeo do transtorno registrado em Joana D’Arc:
Vizinhos disseram que já haviam pedido a poda das árvores, que estavam grandes demais e pendendo para a residência afetada. Equipes da Prefeitura de Vitória foram até o local para realizar a retirada das árvores e entulhos. Funcionários da Edp também estiveram na região para desligar a energia dos fios derrubados. Parte da Rua Odilon Mattos ficou sem energia e internet
Em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória, a Prefeitura de Vitória destacou que a cidade recebeu um volume de quase 100 mm em menos de quatro horas de chuva.
A Capital foi a cidade no Espírito Santo onde houve maior acumulado de chuva em 24 horas. Segundo a prefeitura, foram 99.11 milímetros de chuva em menos de 4 horas.
Rua cede também em Vila Velha
Em Vila Velha, durante a madrugada, choveu 49,39 milímetros e, segundo a prefeitura, foram registrados pontos com retenção de água em Itapuã, Itaparica, Soteco, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo e Glória.
Pela manhã, a Defesa Civil Municipal foi acionada para atender a uma ocorrência de deslocamento de terra que fez o canto da uma rua em Ilha dos Ayres ceder. “Ninguém se machucou e não há riscos de atingir as residências. O local foi isolado”, diz a prefeitura em nota.
Segundo o executivo municipal, nessa segunda-feira (2) uma equipe voltará ao local para realizar uma análise mais detalhada. Nos trechos alagados, “a água escorreu rapidamente após a chuva”, diz a prefeitura em nota.
*Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record.