Moradores de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, foram surpreendidos com uma chuva de granizo na tarde desta sexta-feira (1°). Há relatos de estragos, queda de árvores e também destelhamento de casas por causa das pedras de gelo que caíram do céu.
O fenômeno foi verificado em vários pontos do município e vídeos de moradores de Paraju, Pedra Azul e Ponto Alto foram postados nas redes sociais.
A autônoma Cristiane Bautz contou ao Folha Vitória que a chuva começou por volta de 14h30 e só deu trégua às 16h. Em vídeos gravados por ela, é possível ver as pedras de granizo que atingem telhados de casas e prédios na região de Paraju.
A chuva também teria atingido a região de Ponto Alto, de acordo com ela, mas não houve registro de pedras grandes atingindo nenhum local.
Ainda de acordo com a autônoma, diversos vídeos e fotos foram compartilhados entre os moradores do distrito em grupos de Whatsapp e os relatos são de que algumas árvores foram derrubadas pelo temporal.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O padeiro Carlos Henrique Kuhn também postou nas redes sociais os transtornos causados pela chuva: vidros quebrados e árvores caídas na altura de Ponto Alto.
A Defesa Civil do município de Domingos Martins foi procurada pela reportagem do Folha Vitória e relatou não ter sido informada das ocorrências na região.
Também morador de Paraju, o autônomo Rodrigo Brandão informou que houve destelhamentos de casas na região e que a chuva destelhou algumas casas na região e que sua própria residência foi atingida pelas pedras de gelo.
“Destelhou algumas casas, a gente está sabendo de algumas outras casas que foram destelhadas aqui. Eu sei que é do meu vizinho saiu um pouco de telha, até no vídeo que eu fiz na hora, tinha acabado de sair as telhas, no meu telhado aqui, graças a Deus pegou também, mas foi meia dúzia de telha que soltou só, mas a gente tem relatos de alguns lugares aí que caíram”, relatou.
Assista a vídeos da chuva:
Leia Também: “Morreu nos meus braços”, diz mãe de bebê de 4 meses após briga de vizinhos
Ainda segundo o autônomo, não há relatos de pessoas desalojadas que as rajadas de vento e chuva oscilavam durante a tarde. Em um momento, davam trégua e logo em seguida voltavam com bastante intensidade.
“Não ouvimos relatos de pessoas desalojadas, foi uma chuva torrencial muito forte e com muita pedra. No momento a gente se assusta e não consegue gravar direito, mas graças a Deus, foi só o susto mesmo”, disse.
INSTITUTO EMITIU ALERTA DE CHUVA DE GRANIZO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas, ventos intensos e queda de granizo para 37 cidades do Espírito Santo, válido até meia-noite desta sexta-feira (01). Dentre as cidades, Domingos Martins.
O instituto alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.