Geral

VÍDEO | Cobra aparece em praia da Serra e biólogo orienta o que fazer

Uma jiboia foi encontrada na área gramada da Praia de Costa Bela, na Serra, nesta terça-feira (19)

Uma jiboia foi encontrada na Praia de Costa Bela, na Serra, nesta terça-feira (19). Além de rastejar pela região, a cobra também tenta escalar uma árvore para se esconder.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No vídeo, recebido pela reportagem do Folha Vitória, a jiboia aparece rastejando pela parte gramada da praia e, mais ao final do vídeo, é possível ver o animal tentando subir uma árvore na tentativa de se esconder.

Foto: Reprodução

Jiboias são venenosas?

Apesar do susto que o vídeo pode causar, em conversa com o Folha Vitória, o biólogo e mestrando em Biologia Animal pela UFES, Daniel Gosser Motta, explicou que a cobra encontrada é da espécie Boa constrictor, mais conhecida como jiboia.

Trata-se de uma cobra que não possui veneno, mas pode matar as presas por meio da força.

“A jiboia não possui veneno e nem dentes inoculadores. Ela mata suas presas pela constrição, onde interrompe o fluxo sanguíneo, com isso o oxigênio não chega aos demais órgãos da presa”, explicou.

As jiboias podem chegar a 4 metros de comprimento e possuem normalmente tons cinza e marrom e, segundo o especialista, são normalmente encontradas na Mata Atlântica, bioma de grande presença no Espírito Santo.

O que fazer ao encontrar uma jiboia?

A primeira recomendação do biólogo é não manipular esses animais. Ele explica que o melhor caminho ao se deparar com essa cobra é entrar em contato com os órgãos especializados.

“Jamais tente manipular esses animais. Ao avistar esses e outros animais silvestres, ligue para a ouvidoria do seu município para solicitar o resgate de fauna.”

Como evitar a presença de cobras dentro de casa?

Mesmo que o habitat desses animais seja a Mata Atlântica, por vezes é possível que alguns deles entre em alguma casa. Diante disso, Daniel separou algumas dicas para evitar que esse cenário ocorra:

Deixar o mato ou jardim de casa baixo;

Evitar entulhos;

Deixar o local limpo para evitar presença de ratos e quaisquer outros animais que servem de presas para elas.