Geral

VÍDEO | Praia de Vitória amanhece tomada por lixo após forte calor e "invasão" de banhistas

Imagens mostram a areia da Praia da Direita, na Ilha do Frade, tomada de garrafas plásticas e de vidro, embalagens de produtos alimentícios, entre outros resíduos

Foto: Reprodução/ WhatsApp

O forte calor que atinge grande parte do Brasil, inclusive o Espírito Santo, fez com que muitos capixabas lotassem as praias do Estado durante o fim de semana. No entanto, a falta de educação de muitos banhistas se refletiu na areia, que ficou tomada pelo lixo.

Foi o caso da Praia da Direita, que fica na entrada da Ilha do Frade, em Vitória. Um vídeo feito por um frequentador do local, registrado no final da madrugada desta segunda-feira (13), mostra a areia repleta de garrafas plásticas e de vidro, embalagens de produtos alimentícios, entre outros resíduos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com um representante da Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), que preferiu não se identificar, a sujeira nas praias da região é frequente, especialmente nos dias em que mais banhistas procuram o local, como foi o caso deste fim de semana.

O representante da associação destaca que o local faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, que abrange a Ilha do Boi, a Praia da Guarderia e parte da Praia de Camburi, além da Ilha do Frade.

Segundo ele, não há controle e nem fiscalização dos ambulantes que atuam na Ilha do Frade — que, muitas vezes, acabam contribuindo para o lixo jogado no chão.

“Além disso, tem um povo mal educado e vai pegar praia em uma APA e faz toda essa sujeira. É incrível como essas pessoas não têm consciência ecológica, mesmo a gente fazendo ações de conscientização, em parceria com o poder público e a iniciativa privada”, lamentou.

Outra questão levantada pelo representante da Samifra foi a quantidade de lixeiras existentes nas praias da região que, na visão dele, é insuficiente em relação ao lixo que é produzido por quem frequenta o local.

“É uma relação desequilibrada. As lixeiras vivem entupidas e, sem espaço para jogar o lixo, muitas pessoas acabam o colocando ao lado. Mesmo quem é educado acaba tendo que fazer isso. E o vento acaba espalhando boa parte desse lixo”.

LEIA TAMBÉM: Ilha do Frade: Baía das Tartarugas é alvo de descaso com meio ambiente

Prefeitura diz que vai aumentar limpeza na praia

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória atribuiu o aumento da quantidade de lixo na areia da praia à maior demanda de banhistas, em razão do calor excessivo.

Na nota, a Central de Serviços do município destaca que a equipe de coleta de resíduos atua diariamente nos períodos da manhã e da tarde. No entanto, segundo a prefeitura, será escalada uma nova equipe também no período da noite. 

A administração municipal informou ainda que novos contentores de lixo serão colocados no local. No entanto, conta com a colaboração dos banhistas, para que destinem os resíduos para o local certo.

“A equipe ressalta que as alterações necessárias serão feitas, mas pede o apoio e a colaboração dos munícipes para que mantenham a cidade limpa, realizando o descarte correto, tendo em vista que a praia conta com lixeiras”, afirma a nota.

LEIA TAMBÉM: Partiu, praia? Saiba como está a qualidade do mar na Grande Vitória

Trânsito e insegurança também são reclamação de moradores

Além do lixo espalhado pela praia, outros problemas são vivenciados diariamente pelos moradores da Ilha do Frade. É o caso do congestionamento de veículos, provocado pelo aumento na procura pelas praias, além da violência.

Segundo o representante da associação, alguns moradores da Ilha do Frade relataram ter demorado mais de 40 minutos para conseguir deixar o local, neste domingo (12). 

“Se tivesse alguém passando mal, precisando de atendimento médico, morria ali mesmo”, desabafou.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Ele destaca que, como nesses dias há muitos carros para poucas vagas, é muito comum encontrar veículos parados em frente a garagens e em outros locais proibidos.

Com a maior quantidade de banhistas nas praias, também é frequente a presença de pessoas embriagadas nas praias e, muitas vezes, até armadas. Neste domingo, um tiroteio foi registrado em uma outra praia da Ilha do Frade.

“Com essa superpopulação nos dias mais quentes, a violência era questão de tempo. Vivemos hoje um cenário muito ruim e preocupante, ainda mais se o Espírito Santo pretende ser visto como um local turístico. Nossa cidade, infelizmente, não é aprazível para o turista, que ao ver toda aquela confusão na praia, acaba decidindo ir embora”.

A Guarda Civil Municipal de Vitória informa que reforçou a presença de equipes de trânsito na região, tanto no sábado quanto no domingo, inibindo infrações e realizando fiscalizações. 

“A corporação entende que em dias quentes nos finais de semana há um fluxo maior de veículos, por isso mesmo dispensa maior atenção para as áreas de praia da cidade. No último final de semana, foram quase 500 autos de infração em toda a cidade, sendo que 68% delas são de estacionamento irregular.”